Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Resoluções diminuem exigências para aprovação de projetos de arquitetura em Florianópolis

Publicado em 13/07/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


O tempo de análise do processo passa de seis para dois meses / Foto: Divulgação PMF

O tempo de análise do processo passa de seis para dois meses / Foto: Divulgação PMF

A Prefeitura de Florianópolis publicou duas resoluções que irão reduzir o tempo de aprovação de projetos básicos de arquitetura e hidrossanitários pela Vigilância Sanitária. A medida quer garantir aos empreendedores da capital mais agilidade para a abertura de seus negócios. O tempo de análise do processo passa de seis para dois meses. O prefeito Gean Loureiro irá apresentou a proposta nesta sexta-feira (14) em seu gabinete. 

Uma das resoluções dispõe sobre a dispensa de análise de projeto básico de arquitetura (PBA) para estabelecimentos considerados de baixo risco sanitário, como consultório odontológico, consultório médico sem procedimento invasivo, comércio em geral, centros de educação em geral, hotéis, motéis, restaurantes, bares, lanchonetes e casas de suco. 

A dispensa da análise do PBA não exime o responsável pelo estabelecimento do cumprimento da legislação sanitária em vigor, especialmente no que se refere à estrutura física. 

A outra trata da classificação do grau de risco para edificações e parcelamentos de solo, para aprovação do projeto hidrossanitário. Com ela, as construções de baixo risco também passam a ter seus processos acelerados a partir da aprovação do projeto por meio do procedimento de aprovação declaratória, no qual o responsável técnico declara a conformidade sanitária do projeto.

Neste caso se incluem construções unifamiliares ou multifamiliares onde há água e esgoto fornecidos pela Casan. A aprovação declaratória de projeto também não exime o respectivo responsável técnico de atender às exigências estabelecidas na legislação vigente, incluindo normas técnicas, orientações técnicas da Vigilância Sanitária Municipal.

Notícia atualizada às 17h18. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários