Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Duas casas modulares são entregues pela Prefeitura

Publicado em 14/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


Fotos: Petra Mafalda

Fotos: Petra Mafalda

Projeto prevê a construção de 40 casas pré-fabricadas e 20 de alvenaria

A Prefeitura de Florianópolis entregou na manhã desta terça-feira (12) mais duas casas modulares no Maciço do Morro da Cruz. A primeira – que foi a quarta entregue desde o início do projeto – fica na escadaria da rua Monsenhor Topp, no Centro.

A segunda (quinta na série de obras prontas) foi construída no Morro da Queimada, bairro José Mendes. Participaram da entrega das chaves aos moradores o prefeito Cesar Souza Júnior, o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, e o secretário de Obras, João Amin.

Na Monsenhor Topp, a casa foi entregue ao casal Amilton Quintino Serafim, 67 anos, e Eva Honorato Serafim, 66 anos. O prefeito cumpriu a promessa que havia feito a dona Eva e levou seu pai – o comunicador César Souza – para participar da festa de entrega das chaves. Dona Eva, com a cabeça envolta em bandagem, em consequência de um tombo durante o banho, chorou muito de emoção.

O casal teve a casa de madeira em que morava destruída pelas chuvas de 2008 e vinha desde então morando em casa de parentes. “Ai, agora boto as mãos para o céu. Que Deus dê bastante saúde ao pessoal do prefeito”, disse dona Eva. O casal deve pagar R$ 52,00 mensais pelo financiamento da Caixa Econômica Federal.

A segunda casa foi entregue ao casal Cleia Machado Martins, 58 anos, e Nicolau Martins, 51. A casa em que eles moravam, também de madeira, estava em situação bastante precária, praticamente dividida em duas partes assimétricas. Os últimos 30 dias, o casal passou morando no porão da casa de um vizinho.

“Quando chovia, eu é que não dormia, preocupado com eles”, relatou Valmor Euclides Coelho, presidente da Associação dos Moradores da Queimada. “Que bom seria se Florianópolis tivesse um monte de Valmor”, disse o prefeito, referindo-se à solidariedade do presidente da entidade. “A porta do Valmor era a primeira em que eles iam bater, e a porta sempre esteve aberta.”

Casas

As construções começaram há 20 dias, segundo o secretário Hahne, e já são cinco as unidades entregues. O projeto prevê 40 casas modulares e mais 20 de alvenaria.

As casas modulares são construídas com chapas metálicas, que funcionam como isolante térmico e acústico, e as paredes internas e externas são formadas por painéis sanduíches [aço galvalume + Poliuretano (P.U.) + aço galvalume]. 

As unidades possuem dois dormitórios, sala/cozinha e banheiro, com área total de 39,41 m². As portas e as telhas são confeccionadas no mesmo sistema das paredes e as janelas são de alumínio, corrediças. Os imóveis têm uma garantia de 40 anos pela construtora e ainda o benefício de ser quentes no inverno e frescos no verão. 

 

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários