Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

São José lança programa para incentivar negócios internacionais

Publicado em 10/07/2017 Editoria: São José Comente!


A prefeitura de São José firmou uma parceria com a startup catarinense Intradebook, para fomentar negócios internacionais e exportar produtos de indústrias e empresas de São José por meio de uma plataforma gratuita. Escolhida pela agência da ONU (Organização das Nações Unidas) como melhor plataforma do mundo, a ferramenta online foi criada para solucionar os problemas que as empresas pequenas enfrentam ao exportar produtos. A parceria foi firmada no dia 28 de junho. 

Todo o conteúdo é disponibilizado em sete idiomas: português, inglês, espanhol, chinês, francês, russo e swahili. Em 2013, 83 empresas exportavam mercadorias produzidas em São José, mas devido à crise que afetou todo o país, o número caiu para 61 em 2016. Já o valor das exportações passou de cerca de US$ 112 milhões para US$ 52 milhões no mesmo período.

Para mudar essa realidade, a administração municipal criou o Programa Made in São José, que pretende incentivar a exportação ao valorizar a produção local. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Waldemar Bornhausen Neto, a ferramenta será fundamental para fomentar as indústrias do município. "Houve um período de recessão no Brasil e perdemos muito. Essa plataforma é uma oportunidade para as empresas que ainda não exportam e para desenvolver a economia de São José", salienta Waldemar Bornhausen.

Em geral, os micro, pequenos e grandes empresários encaram três grandes problemas na hora da exportação. O primeiro é a rotina de procedimento; o segundo é conhecer o mercado e saber para qual empresa ou país deve-se exportar e o terceiro é a logística, de que forma o produto será entregue.

O fundador e diretor da startup, Alfredo Kleper Lavor, ressalta que o sistema é interativo e autoexplicativo. "O empresário participará de aulas teóricas e um passo a passo até entregar a mercadoria no destino final", explica Alfredo Kleper Lavor.

A plataforma conta com três módulos para impulsionar exportações: INTRADE, que oferece aulas teóricas de comércio internacional, pesquisa de mercado, preços, embalagem, negociações; INBUSINESS, que é o módulo de mercado, onde o empresário consegue saber quais são os potenciais clientes no mundo; INSERVICE, o módulo de logística com banco, despachante, consultor, advogado, perito, transportador marítimo e aéreo.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários