Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Firmado acordo para reforma e adequações no Presídio de Joinville

Publicado em 04/07/2017 Editoria: Geral Comente!


A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania firmou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na última segunda-feira (3). A Secretaria se comprometeu a construir um novo carcerário e reformar integralmente o Presídio Regional de Joinville. 

Com o cumprimento do acordo, a população carcerária será adequada à capacidade do estabelecimento prisional e deverão ser resolvidos os problemas relativos à segurança contra incêndio e pânico e às condições sanitárias e higiênicas.

Segundo o Promotor de Justiça Felipe Prazeres Salum Müller o TAC, no entanto, não garante a liberação da interdição do Presídio Regional de Joinville, a qual apenas pode se dar por meio dos órgãos municipais e estaduais que detêm poder de polícia e pelo Juízo da 3ª Vara Criminal desta Comarca (Corregedor do Presídio), que foi o responsável pela interdição da unidade prisional no dia 26 de junho deste ano.

O acordo, proposto pela 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville - com atuação na área da execução penal - prevê a construção de um novo bloco carcerário, com capacidade para 146 detentos, no prazo de 120 dias após a aprovação do projeto - já licitado - pelo Município.

A Secretaria deverá apresentar toda a documentação necessária ao licenciamento e alvará de construção em 15 dias. Em relação à superlotação, no prazo máximo de 12 meses, a Secretaria deverá garantir a adequação do número de presos provisórios à capacidade máxima do presídio, realocando os presos condenados definitivamente às demais Penitenciárias de Santa Catarina. Também deverá separar os idosos dos demais detentos.

A Secretaria também deverá, até 15 de agosto, submeter ao Corpo de Bombeiros projeto de sistema de prevenção contra incêndio e pânico do Presídio, que deverá ser licitado em até seis meses após sua aprovação e, finda a licitação, inteiramente implantado em até 10 meses. Antes, em até 30 dias a contar da assinatura do TAC, deverá adequar o sistema de extintores, as saídas de emergência, a iluminação de emergência e sinalização de abandono do prédio.

A TAC também prevê, além da completa reforma nas instalações a fim de eliminar infiltrações, desgaste, mofo e falhas estruturais, uma série de adequações necessárias à higiene e salubridade, em prazos que variam de acordo com a complexidade da solução: construção de uma lavanderia; limpeza das caixas da água; retirada do lixo depositado em locais impróprios, como corredores e passagens, instalando coletores nos locais adequados; e alterar a localização dos chuveiros dispostos sobre os vasos sanitários; instalar acionamento de descarga nos vasos sanitários.

Em caso de descumprimento, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, representada no acordo pela Secretária de Estado Ada Lili Faraco de Luca, fica sujeita à multa diária de R$ 10 mil por cláusula desrespeitada. A fiscalização do cumprimento do acordo ficará a cargo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e da Vigilância Sanitária de Joinville.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

Comentários