Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Curso de culinária forma 28 novos cozinheiros na cidade de Penha

Publicado em 03/07/2017 Editoria: Esportes Comente!


A capacitação profissional e a possibilidade de entrar com maior preparo no mercado de trabalho resultaram na formatura de 28 novos cozinheiros de Penha, que concluíram na última quinta-feira (29), as aulas do curso de Arte Culinária da Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A formatura, com direito a jantar preparado pelos próprios formandos para seus convidados, aconteceu na Casa da Amizade, no centro da cidade, com a presença do secretário Sérgio de Mello, da coordenadora da escola, Raquel Francez Soares e também da chef de cozinha e professora Laura Rodrigues da Cunha, a Laurinha, além dos familiares e amigos dos formandos.

No centro da mesa de honra estavam o prefeito Aquiles da Costa e a primeira-dama Luana Rocha da Costa, e o vice-prefeito Lindomar Schulle, acompanhado da sua esposa, Elisama Freitas. Também compuseram a mesa a presidente da câmara de vereadores, Maria Juraci Alexandrino, e o vereador Everaldo Dal’Posso, o Italiano, que foi escolhido para ser paraninfo da turma.

Em seu discurso, o Secretário Sérgio de Mello elogiou o empenho de Raquel e Laurinha a frente do curso, e destacou que mais do que uma técnica, “cozinhar é um ato de amor”. O paraninfo da turma, vereador Italiano, ressaltou a condição do curso como o único do estado que é reconhecido pela Marinha, e por conta disso, recebe gente de todo o Brasil, sendo mais um motivo de orgulho para Penha.

A grande homenageada da noite, no entanto, foi a gastrônoma Laura Rodrigues da Cunha, que há 23 anos coordena o curso de culinária. Por suas mãos já passaram quase 2 mil alunos, muitos dos quais conseguiram emprego em navios, bases petrolíferas, restaurantes, hotéis e pousadas, em vários lugares do Brasil.

Além da homenagem dos alunos, que cantaram uma música em homenagem a professora, a emoção tomou conta quando foi exibido um vídeo preparado pela família de Laurinha, contando sua trajetória como profissional. O prefeito Aquiles da Costa parabenizou os formandos pela conquista, e disse que não mediria esforços para melhorar as instalações do curso de culinária, que hoje é uma referência estadual, e merece ser valorizado.

O evento terminou com a cantora Susan Bonadiman, que fez o protocolo da cerimônia de formatura, cantando a música “Conquistando o Impossível”, outro momento de grande emoção, onde os novos cozinheiros chegaram a atirar os seus chapéus, em comemoração ao objetivo alcançado.

Matrículas para novos alunos vão até esta terça-feira 

As matrículas para a turma relativa ao segundo semestre de “Arte Culinária” se encerram amanhã (4). O curso é gratuito e as aulas são noturnas, com início já no dia 5 de julho.

A SMAS abre a cada semestre uma média de 30 vagas. Para se inscrever, basta passar em horário comercial e de segunda a sexta-feira na Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira, na Rua José João Batista, em frente à Secretaria da Educação de Penha.

O curso repassa aos novos cozinheiros e cozinheiras noções de higiene de alimentos, confeitaria básica, coberturas e recheios de bolos, preparo de pratos salgados, preparo de cardápios, seleção e combinação de alimentos e ainda preparo de massas e pães.

O currículo incluiu ainda elaboração de sobremesas, manipulação de pratos com frutas e hortaliças e dicas para comercialização das criações gastronômicas. Laurinha reforça que devido à cultura, localização e história de Penha, também foram ensinadas a culinária de frutos do mar e a criação de pratos típicos açorianos.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários