Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Atividade no Parque da Luz promove formação sobre horta escolar

Publicado em 30/06/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


O curso formação do projeto “Educando com a Horta Escolar” ocorrerá no dia 11 de julho, das 8h30 às 16h30. Poderá participar um representante de cada unidade educativa. Ao ar livre, no Parque da Luz, no Centro de Florianópolis, estarão reunidos uma equipe de engenheiro agrônomo, engenheiro florestal, horticultor, biólogo, nutricionista, pedagogo e professor de educação física. O objetivo é promover na rede municipal ações de educação alimentar e nutricional, utilizando o espaço da horta, na perspectiva ampliada da educação ambiental.

Para a inscrição, o interessado deve acessar o site da Secretaria de Educação até o dia 10 de julho. Ao entrar no portal, é só clicar no banner “Formação Permanente”, à direita da tela, e efetuar a inscrição. As 65 vagas ofertadas serão preenchidas por ordem de inscrição.

A coordenação é do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Capital. Em sua segunda edição, a proposta é capacitar profissionais da rede municipal de ensino na promoção da alimentação saudável e sustentável com um olhar ampliado para educação ambiental dentro das unidades educativas a partir da horta escolar.

A primeira formação ocorreu no dia 21 de junho. Devido à alta procura, a Secretaria de Educação decidiu abrir uma segunda turma. “Assim, mais educadores têm a possibilidade de desfrutar de um dia com muitas vivências, experiências e aprendizados”, explica a nutricionista Sanlina Barreto Hulse, coordenadora do projeto. Hoje, na rede municipal, 42 unidades mantêm o projeto de horta e enfrentam o desafio de transformar este espaço como uma possibilidade rica de ações pedagógicas.

Entre os assuntos que serão tratados na área verde de lazer localizada nos altos da Rua Felipe Schmidt, estão os diferentes tipos de horta e de compostagem. Os profissionais que completarem a formação receberão um certificado de dez horas, sendo oito presenciais e duas à distância. 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, com capacitações regulares, os profissionais têm mais elementos para informarem e motivarem as crianças e adolescentes tanto de escolas, como de creches, para adotarem hábitos que preservem a saúde deles. O curso tem uma parceria com a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Associação dos Amigos do Parque da Luz (AAPLuz), Quintais de Floripa e Coletivo da Horta e Cultura.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários