Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CRAS Forquilhinha e CIEE capacitam jovens para o mercado de trabalho

Publicado em 14/06/2017 Editoria: Geral Comente!


Divulgação  Secom/PMSJ

Divulgação Secom/PMSJ

A formatura do curso do PIT foi realizada na manhã desta quarta-feira (14)

Um dos grandes desafios enfrentados pelos jovens é o ingresso no mercado de trabalho. Com o objetivo de prepará-los para esta fase, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Forquilhinha, e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) promoveram um curso de capacitação do PIT – Programa de Iniciação ao Trabalho. A formatura da turma de cerca de 35 jovens, de 14 a 23 anos, foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), no Centro Comunitário da Forquilhinha.

A coordenadora do CIEE São José, Franciele Araújo, explica que este é um curso gratuito, com um mês de duração. "Durante a capacitação, são repassadas informações técnicas e práticas para o desenvolvimento dos conhecimentos, competências e habilidades destes jovens, contribuindo para uma formação profissional que atenda a atual demanda do mercado de trabalho. Na outra ponta, trabalhamos também na sensibilização das empresas para que empregue este público", assinala. Durante a formatura, Franciele trouxe três vagas de jovem aprendiz para encaminhar os interessados para as entrevistas.

Segundo o coordenador do CRAS Forquilhinha, Walter De Fáveri, nas aulas os jovens aprendem noções de rotinas administrativas, atendimento ao público, administração no ambiente de trabalho e comunicação. "O objetivo principal é a qualificação dos nossos jovens para a iniciação no mercado de trabalho. Porque quanto mais saberes e conhecimento estes jovens agregam, mais diferença farão nas suas vidas e na sociedade", aponta Walter.

A secretária municipal de Assistência Social, Rose Bartucheski, participou da cerimônia e destacou que a oportunidade de se profissionalizar é muito importante. "É fundamental que vocês aproveitem todas as chances que tiverem para a qualificação e, o mais importante, nunca deixem que alguém lhes diga que vocês não têm capacidade. Acreditem sempre no seu potencial", disse se dirigindo aos formandos.

A secretária adjunta da Assistência Social, Simone Machado, lembrou que os jovens são a base do trabalho realizado na Secretaria de Assistência Social, pois são o futuro da sociedade. Ela reforçou a importância de sempre buscar a formação e qualificação profissional. "Não percam as oportunidades e não desistam dos seus sonhos. O mercado está aberto para quem tem vontade e capacidade", afirmou Simone.

Os jovens Natália Varela e Antônio Elson Santos Mendes foram chamados para falar em nome dos formandos. Natália agradeceu a oportunidade e destacou o empenho de toda a equipe. Já Antônio acredita que o curso irá lhe ajudar na busca por um emprego. "Eu não tinha muita noção e nem ideia de como entrar no mercado de trabalho. No curso recebemos muita informação que nos foi passada de uma maneira fácil de entender".

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários