Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Castanha-do-pará e gergelim são aliados da memória

Publicado em 13/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Estresse e alimentação desregulada podem atrapalhar a comunicação entre os neurônios, atrapalhando o armazenamento das lembranças

A agitação da vida diária faz com que muitas vezes nossa memória comece a falhar. Quantas vezes nos pegamos esquecendo de coisas simples como um item da lista de compras, onde deixamos as chaves ou o nome de algum conhecido?

O estilo de vida é essencial para garantir a saúde do corpo e, também, dos neurônios. Uma boa noite de sono para poder assimilar o que foi visto ao longo do dia, uma boa alimentação para nutrir todas as células e a prática de atividade física para ajudar o corpo a liberar enzimas de bem-estar são atitudes que colaboram para um cérebro saudável e uma memória em dia.

Dentre os principais alimentos aliados dos neurotransmissores na batalha por manter as lembranças preservadas estão as castanhas e as sementes.

Os benefícios são inúmeros. As castanhas-do-Pará são fonte de magnésio, que ajuda no funcionamento das células nervosas; é rica em ômega 3, que melhora a concentração, a memória, previne doenças degenerativas cerebrais e melhora o humor;  e selênio, que é um poderoso antioxidante cerebral, além de colaborar com a desobstrução das artérias, melhorando a irrigação sanguínea e a oxigenação cerebrais.

Já o gergelim influencia no humor e na concentração, além de fortalecer e aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue, favorecendo a oxigenação cerebral e a transmissão de impulsos nervosos que estão diretamente ligados à preservação das memórias.

 

 

› FONTE: DNA da Comunicação

Comentários