Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Laurentino Gomes lança o livro 1889 na Grande Florianópolis

Publicado em 13/11/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Novo livro de Laurentino Gomes narra os bastidores da Proclamação da República

Na Grande Florianópolis, o lançamento da obra 1889 será no dia 20 de novembro, às 19h30, na praça de eventos do Continente Park Shopping

Com 1889, o premiado jornalista e escritor, vencedor de quatro Jabutis, completa a trilogia sobre a História do Brasil iniciada com 1808 e 1822. Para conversar com os leitores sobre esta e outras histórias, a Livrarias Catarinense traz o paranaense Laurentino Gomes para lançar no dia 20 de novembro, às 19h30, na praça de eventos do Continente Park Shopping, o livro 1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil (Globo Livros, 416 pág., R$ 44,90). Após o bate-papo com o público, será realizada uma sessão de autógrafos com o autor.

Editada pela Globo Livros, a obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João VI para Rio de Janeiro, e continuada com 1822, sobre a Independência do Brasil.

Somados, os dois livros anteriores venderam mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil e em Portugal e ganharam quatro prêmios Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira – dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livros do Ano de Não-Ficção. O livro 1808, também eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras, acaba de ser lançado na sua versão em inglês nos Estados Unidos.

Com 24 capítulos e ricamente ilustrado, 1889 contribui para a compreensão de um dos períodos mais controversos da história do país, em um relato cativante que explica não só os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, em 1889, mas também outros episódios importantes da história brasileira como a Guerra do Paraguai e o movimento abolicionista.

“É quase impossível entender o Brasil de hoje sem estudar essas três datas, que marcam a construção do Estado brasileiro durante o século XIX”, afirma o autor. “Muitas das características do país atual, seus defeitos e virtudes, aí incluído o regime de toma-lá-dá-cá em Brasília, a corrupção, a desigualdade social e a ineficiência do governo, têm raízes fincadas nesse período”.

 

 

 

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários