Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chuvas deixam em alerta moradores e secretarias de São José

Publicado em 05/06/2017 Editoria: São José Comente!


Secretariado se reuniu na manhã desta segunda-feira (5) para avaliar a situação do município

A Prefeitura de São José está em alerta devido às chuvas que atingem Santa Catarina desde a última semana. Todo o secretariado esteve reunido na manhã desta segunda-feira (5) para avaliar a situação do município e se preparar para atuar em casos de emergência. Órgãos como as secretarias de Infraestrutura, Segurança, Defesa Civil e Guarda Municipal estão monitorando as áreas de risco.

O alerta da Epagri/Ciram segue até sexta-feira (9) com condição de chuva em todas as regiões do estado. Até quarta-feira (7), o tempo permanece nublado e a tendência é que a chuva diminua. A preocupação é que na quinta-feira (8) a chegada de uma frente fria pode provocar temporais e o volume de água aumente novamente, chegando a 100mm.

Por isso, todos os órgãos municipais estão de sobreaviso para atuar conforme a necessidade. O vice-prefeito Neri Amaral coordenou uma reunião do secretariado na manhã desta segunda-feira (5) para alinhar as estratégias de trabalho. "Esta uma reunião de prevenção. Toda a estrutura da Prefeitura deve ficar atenta e preparada para agir em caso de emergência", destacou o vice-prefeito.

A secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Pacheco, relatou que, até o momento, a situação está sob o controle em São José. "Nossa grande preocupação agora é com possíveis deslizamentos de terra, já que o solo está bastante encharcado e ainda existe a previsão de mais chuva", explica Andréa. 

Por este motivo, a Central de Vídeo Monitoramento de São José está realizando o monitoramento das áreas de risco, possibilitando a ação preventiva em eventuais cheias de rios e canais. Durante este período, a equipe da Defesa Civil Municipal está trabalhando 24 horas na sede da Prefeitura para agilizar e concentrar os esforços. 

O secretário Milton Bley Júnior ressalta que a Infraestrutura também está acompanhando as áreas de risco, principalmente encostas, margens de rios e estradas. O trabalho preventivo de limpeza das valas e canais até o momento deu resultado, principalmente na região do Rio Forquilhas. 

Durante o período o chuvas, a população deve ficar em alerta e entrar em contato imediatamente em casos de desastres naturais como deslizamentos e alagamentos. Órgãos de Segurança Pública estão alerta para fazer este atendimento nos telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários