Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada até 9 de junho em São José

Publicado em 30/05/2017 Editoria: São José Comente!


Foto: Arquivo - Secom/PMSJ

Foto: Arquivo - Secom/PMSJ

A população poderá tomar vacina das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 foi prorrogada até o dia 9 de junho. Apesar dos esforços para alcançar a meta, apenas 60,5% do país foi atingido, de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. O município de São José já alcançou a meta com 90,76%, mas mantém a vacinação nas Unidas Básicas de Saúde.

Até a última segunda-feira (22), 23.034 idosos; 3.141 crianças menores de dois anos; 5.096 crianças até cinco anos; 5.041 trabalhadores da saúde; 1.566 gestantes; 351 puérperas; 54.948 pessoas com doenças crônicas e 105 funcionários de sistema prisional foram vacinados, segundo o balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica,

A vacinação é recomendada para pessoas do grupo de risco, que inclui idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), dos povos indígenas, dos jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, dos portadores de doenças crônicas e profissionais de Educação e Saúde. Os moradores de São José devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e levar o cartão de vacinação.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de São José, Mariliz Cabral Broring Diener, as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão mobilizadas para conter o avanço da doença. "A vacinação é a intervenção mais importante, pois ajuda o organismo a se fortalecer e a manter a imunidade", ressalta Mariliz.

Em 2016, foram vacinados 23.395 idosos; 32.299 crianças; 6.685 trabalhadores da área da saúde; 17.116 pessoas com doenças crônicas; 1.667 gestantes e 406 mulheres que estão no prazo de 45 dias após o parto.

A influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, de cabeça, de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

› FONTE: Prefeitura de São José - Secretaria de Comunicação

Comentários