Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CASAN prevê religamento de adutora no final da tarde

Publicado em 23/05/2017 Editoria: Geral Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Cerca de 80% da adutora de 800mm de diâmetro, que capta água do Rio Pilões, já recebeu a estrutura metálica de reforço. O avanço dessa operação faz com que a CASAN estime o religamento da adutora no final da tarde de hoje, quando se iniciará então a normalização do abastecimento de água da Grande Florianópolis.

Conforme mostra a foto, toda a adutora já está totalmente assentada sobre as pilastras reconstruídas na área que sofreu um grande deslizamento de terra na madrugada de domingo em função das chuvas.

A operação de conserto continua ininterruptamente na área afetada, no interior do município de Santo Amaro da Imperatriz. A dificuldade dos trabalhos reside no fato de que o solo está extremamente encharcado e instável para receber uma tubulação desse porte e cuja pressão é muito grande quando entra em operação.

Para ter segurança de que não ocorrerá novos problemas, os engenheiros decidiram ao meio-dia de ontem reforçar a estrutura com placas de aço galvanizado. Até o meio da tarde de hoje toda a estrutura já estará reforçada, quando se iniciarão os chamados testes de carga (com a pressão da água).

A Grande Florianópolis (São José, Santo Amaro, Biguaçu, Palhoça e a Capital) continua sendo abastecida com água de outros mananciais, como o Rio Cubatão, mas sem o Rio Pilões a vazão é reduzida para algumas regiões.

As áreas mais altas de Biguaçu e São José e os bairros Centro, Saco dos Limões, Trindade, Itacorubi, Santa Mônica e proximidades em Florianópolis são os mais susceptíveis de intermitências no abastecimento enquanto a situação perdurar. O Aquífero dos Ingleses abastece o Norte da Ilha. As regiões Sul e Leste da Ilha que se valem do Sistema da Lagoa do Peri, com exceção do bairro Carianos. Os bairros Santo Antônio, Sambaqui, Cacupé e proximidades estão sendo auxiliados com água do Norte da Ilha.

A CASAN pede a compreensão da população e solicita que o uso de água seja limitado ao essencial mesmo nas regiões não afetadas, pois estas colaboram com as demais.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da CASAN

Comentários