Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Manifestações de 2013 são tema de debate no Centro Integrado de Cultura

Publicado em 10/05/2017 Editoria: Geral Comente!


A segunda edição da Sessão Cinemática, produzida pela Cinemateca Catarinense em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá a exibição do documentário Junho - o mês que abalou o Brasil, dirigido pelo fotojornalista João Wainer, e debate na sequência. O evento será no dia 17 de maio, às 19h20, com entrada gratuita no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O filme, produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, retrata as manifestações que eclodiram na cidade de São Paulo em 2013 com o aumento das passagens de ônibus, repercutindo nas ruas de todo o país. Com imagens da equipe da TV Folha, o documentário ganhou o prêmio Esso de Melhor contribuição ao telejornalismo, e traz entrevistas com articulistas Demétrio Magnoli, Vladimir Sefatle, Luiz Felipe Pondé, Leonardo Sakamoto e Juca Kfouri e nomes como Bruno Torturra, da Mídia Ninja, a militante e socióloga Elena Judensnaider e da jornalista da Folha Giuliana Vallone, cuja imagem do tiro de bala de borracha no olho se tornou icônica da cobertura das manifestações.

O papel da polícia e a repressão violenta será tema do debate que ocorre após a projeção, com as convidadas Marta Machado, do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Elenira Vilela, professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); e Elaine Sallas, mestranda em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A mediação é de Cristine Larissa Clasen, diretora de comunicação da Cinemateca Catarinense.

Ficha técnica do filme

Junho - O mês que abalou o Brasil

Direção: João Wainer

Ano: 2014

Produção: TV Folha

Distribuição: O2 Play

Duração: 72 min

Classificação: 12 anos

 

Serviço

O quê: Sessão Cinemática - Documentário Junho, de João Wainer

Quando: 17 de maio (quarta-feira), às 19h20min

Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Contato: [email protected] / (48) 9 8866-6012 / (48) 3664-2650

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/121396698428171/

› FONTE: Fernanda Peres Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários