Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Diagnóstico do Carnaval 2017 será apresentado na Fundação Cultural Badesc

Publicado em 09/05/2017 Editoria: Cultura Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O grupo Oficina Crítica do Carnaval apresenta no dia 13 de maio, sábado, às 10h, na Fundação Cultural Badesc, o Diagnóstico do Carnaval 2017, documento que reúne dados coletados durante o desfile das escolas de samba deste ano. Na ocasião também será entregue o Prêmio Máscara de Bamba.

"O posicionamento crítico do grupo é impulsionado pelos rumos que a organização do carnaval de Florianópolis tem tomado nos últimos anos, principalmente em relação às manifestações espontâneas e tradicionais, que não estão sendo valorizadas em detrimento da falta de curadoria das programações carnavalescas", afirma o consultor cultural e carnavalesco, Luis Fernando Albalustro, que lembra que o carnaval da capital já foi considerado um dos melhores do país.

O grupo Oficina Crítica do Carnaval reconhecerá sete iniciativas que valorizaram e contribuíram para a realização do Carnaval 2017, com a entrega do Prêmio Máscara de Bamba. O jornalista Renato Igor, o bloco carnavalesco Batuqueiros do Limão, o departamento de Marketing das Lojas Koerich, o blog Na Avenida, o Floripa Convention & Visitors Bureau, a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e a RIC TV foram os selecionados. No evento também serão apresentados os critérios de premiação para 2018.

O Grupo

O Oficina Crítica do Carnaval é um movimento social organizado por profissionais e estudiosos, ligados direta ou indiretamente às manifestações carnavalescas da capital catarinense e que mantém o debate entre as várias fronteiras com as quais esta manifestação cultural realiza: economia criativa, memória cultural, políticas públicas, cidade e manifestações culturais.

O Grupo foi lançado em 2016 quando da realização do 1º Colóquio Carnaval de Florianópolis em Debate, no museu da Escola Catarinense. Neste evento foi produzido  o Manifesto ao Carnaval de Florianópolis, que reivindica ações para preservação e manutenção adequadas com a organização do carnaval na capital.

Integram o grupo Adriana Rosa (atriz especialista em políticas públicas culturais),

Carmem Fossari (teatróloga), Cristiana Tramonte (socióloga e historiadora do carnaval de Florianópolis), Graça Carneiro (arte educadora), Jorge Lautert (administrador do blog Na Avenida), Luis Fernando Albalustro (consultor cultural e carnavalesco), Marcelo Machado (arte educador, artista visual e carnavalesco), Marcos Carioni (arquiteto e cenógrafo), Michela R. Goulart (pedagoga), Rodrigo Leiffer (presidente da Sociedade Carnavalesca Tenentes do Diabo) e Sandra Makowiecky (historiadora, crítica de arte e diretora do Museu Escola de Santa Catarina)

Mais sobre os homenageados:

- Departamento de Marketing das Lojas Koerich: empresa patrocinadora do desfile das escolas de samba que se fez presente em ações de marketing sem interferir na estética do evento.

- Blog Na Avenida: pela iniciativa de transmissão ao vivo pela internet do desfile das escolas de samba.

- Floripa Convention & Visitors Bureau: por ter montado na passarela Nego Quirido durante o desfile das escolas de samba, um camarote de valorização ao samba local.

- Jornalista Renato Igor: pelo posicionamento em seus comentários em defesa do carnaval enquanto uma manifestação popular que precisa ser respeitada e incentivada pelas políticas públicas.

- Comcap: por manter o padrão de qualidade nos serviços de limpeza do desfile das escolas de samba.

- Bloco carnavalesco Batuqueiros do Limão: pela tradição de ocupar na noite de segunda feira de carnaval, a Praça XV de Novembro, tradicional reduto de bambas.

- RIC TV: por ter acreditado na força cultural do evento, mesmo em um momento de crise e transmitir ao vivo o desfile das escolas de samba.

Serviço:

O que: Apresentação do Diagnóstico do Carnaval 2017 e entrega do Prêmio Máscara de Bamba, pelo grupo Oficina Crítica do Carnaval

Quando: 13/05, sábado, às 10h

Onde: Fundação Cultural Badesc- Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita

› FONTE: CCR/GESTÃO DE COMUNICAÇÃO

Comentários