Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unidade de saúde do Bambuzal em Itajaí recebe projeto para melhorar atendimento de pacientes com câncer

Publicado em 28/04/2017 Editoria: Cidades Comente!


Agente de saúde aprovou ideia na Femama para aplicar com profissionais do município

A unidade básica de saúde do Bambuzal recebe, nesta sexta-feira (28) à tarde, o primeiro encontro de um projeto que pretende melhorar o atendimento da rede pública aos pacientes com câncer. A agente de saúde Alexandra Gonçalves foi a idealizadora do projeto, por meio da ONG Amor Próprio e custeio pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA). O objetivo é empoderar agentes comunitários de saúde e enfermeiros, desenvolvendo estratégias e novas ferramentas para conseguir agilizar o diagnóstico do câncer.

Alexandra é começou a pesquisar o atendimento dos pacientes com câncer quando aguardava a retirada de um tumor no seio em 2016. Ela avaliou todo sistema existente e as ferramentas de trabalho dos profissionais de saúde, desde o atendimento primário. A intenção é que o projeto agregue mais eficiência à aplicação da Lei nº 12.732/2012, que estabelece prazo de 60 dias para o início do primeiro atendimento do paciente com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro desta sexta ocorre das 14h às 16h para os agentes de saúde que atuam no município. Ao todo, serão seis reuniões para discussão e formatação de propostas. “Há necessidade de se ampliar as ferramentas de trabalho da área para conseguir identificar melhor as demandas na comunidade. Com isso, conseguiremos levar informações mais completas sobre o paciente ao enfermeiro. São coisas simples que podemos fazer e que trarão resultados positivos”, explica Alexandra Gonçalves.

Além de apontar novas estratégias, os profissionais que participam do projeto também irão votar as que consideram mais adequadas para a realidade do município. Após as definições, o material será entregue para análise da Secretaria de Saúde de Itajaí. “A intenção é que ao fim do projeto essas propostas possam ter o olhar do gestor municipal para serem implantadas nas unidades, agilizando assim o atendimento dos pacientes com câncer e os encaminhamentos para um diagnóstico mais precoce”, pontua a agente.

› FONTE: Prefeitura de Itajaí

Comentários