Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Professor da UFSC, Pinheiro Machado é homenageado pela Assembleia Legislativa

Publicado em 11/11/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O professor Luiz Carlos Pinheiro Machado foi  homenageado pela Assembleia Legislativa com a Comenda do Legislativo Catarinense, na noite desta segunda-feira, 11/11, em Sessão Especial. A homenagem é uma indicação do deputado estadual Sargento Amauri Soares (PSOL), em consideração à sua “importante trajetória acadêmcia e militância política de longa data e diferenciada”.

Nascido em 03/07/1928, em Porto Alegre (RS), Luiz Carlos Pinheiro Machado ingressou no PCB em 1945, tendo militado ativamente nos anos pós-guerra, no movimento estudantil. Cursou Agronomia, na UFRG, e ingressou como professor-assistente na UFRGS em 1952. Em 1959, foi aprovado em concurso para livre-docente; em 1962, passou em concurso de títulos e provas para rofessor Catedrático.

Como professor universitário, exerceu grande liderança entre os alunos, um dos motivos que a ditadura usou para expurgá-lo da UFRGS, em 1964. Em março de 1980, com a publicação da "Carta aos Comunistas" de Luiz Carlos Prestes, acompanha o rompimento com o PCB. Em 1979, volta à Universidade com a anistia, se aposentando em 1983 por tempo de serviço.

Em Santa Catarina, contribuiu com o desenvolvimento científico e a produção rural. Ingressou na UFSC em 1981, após concurso para o Departamento de Zootecnia e criou no Estado a primeira disciplina de Etologia da América Latina. Em 1994, foi aprovado em concurso para professor titular. Foi aposentado compulsoriamente em 1998.

Em meados da década 1950, participou ativamente no treinamento dos técnicos que ingressavam na Acaresc, hoje Epagri, quando ministrou inúmeros cursos de suinocultura, gado leiteiro e nutrição animal. Na década 1960, preparou 600 profissionais para produzirem a carne de porco. Com a publicação do livro "Os Suínos", nos anos 60, foi o principal responsável pela introdução da carne de porco no Brasil, o que mudou a suinocultura de SC e do país.

Entre 1985 e 1986 foi presidente da Embrapa.

Foi também o principal divulgador do Pastoreio Racional Voisin (PRV), tecnologia de alta produtividade de bovinos a pasto, hoje difundida em todo território catarinense, e garantindo a economicidade da agricultura familiar.

No anos 90, coordenou um convênio da UFSC com o Ministério da Agricultura de Cuba, na área de produção de leite a pasto. Recuperou o Pastoreio Racional Voisin em Cuba, e introduziu vários conceitos de Agroecologia.

Luiz Carlos Pinheiro sempre esteve ao lado do povo durante sua trajetória profissional e política. Nos anos 1990 e até hoje tem ministrado cursos e orientado projetos de PRV aos assentados da reforma agrária.

 

› FONTE: Assessoria Deputado Sargento Soares

Comentários