Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina fecha primeira etapa dos Jogos Escolares com 31 medalhas

Publicado em 11/11/2013 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB

Foto: Wagner Carmo/Inovafoto/COB

Com as últimas disputas das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, em Belém, 15 A 17 anos, encerradas domingo (10), Santa Catarina fecha a primeira parte da competição com um saldo positivo de 31 medalhas, sendo 13 de ouro, oito de prata e 10 de bronze.

A natação, com cinco medalhas de ouro, e o tênis feminino, com três, foram os destaques. Nesta segunda (11), chegaram as equipes catarinenses de futsal, handebol, basquete e vôlei. As disputam começam a partir desta terça (12) e prosseguem até domingo (17). A logística da delegação catarinense é gerenciada pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fesporte.

Aluna do Colégio Conceito, de Tubarão, Fernanda Delgado, com quatro medalhas de ouro na natação (50m livre, 50m costa, 50m borboleta e 4x50 medley misto) foi o principal destaque individual, seguida de Belissa Lisboa, da Escola Estadual Eugênio Marchetti, de Herval  D’Oeste, que conquistou três medalhas de ouro no tênis de mesa (ouro no individual, por equipe e duplas) a última no domingo, quando fez a final com a amiga Joceane Dalabona, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Timbó.

Pelo feito, Belisa recebeu o troféu Power de Superação, conferido à melhor atleta da modalidade. “Não esperava isso. Estou bastante feliz”, disse no pódio Belissa, que é natural do Amapá, mas mora há dois anos em Joaçaba e estuda em Herval D’Oeste.

Anderson Formentão é ouro

Além da medalha de Belissa, o último dia das modalidades coletivas reservou medalha de ouro para Anderson Formentão, da Escola Estadual Itajubá, do município de Descanso, no lançamento de dardo com a marca de 59m99cm.

O ouro foi bastante festejado, já que o estudante dedica parte de sua vida à agricultura no cultivo da lavoura e gado, no sítio dos pais, em Descanso, e praticamente não treina. Até pouco tempo treinava em um pasto de gado e com vara de bambu ao invés do dardo e usa tênis em detrimento à sapatilha, comum aos atletas desta prova.

Também quem se destacou com a medalha de ouro no último dia das modalidades individuais foi Maurício Amaral, no atletismo, na prova dos 800 metros, final por tempo (1min59s80). Mauricio é aluno da Escola Estadual Dogello Goss, de Concórdia.

Conquistaram a medalha de prata: Bruna Cestrem, da Escola Estadual Plácido Olímpio, de Joinville, no atletismo, na prova dos 200 metros (24s96) – no dia anterior também já havia faturado outra prata nos 400 metros – e Felipe Weber, da Escola Estadual Paulo Schieffler, de Caçador, na natação, na prova dos 50 metros peito (29s51).

Ainda no último dia de competição conquistaram a medalha de bronze para Santa Catarina: Leonardo Zatt, da Escola Estadual Pedro Maciel, de Chapecó, no tênis de mesa; Vinícius Woitke, Escola Estadual Rubens de Arruda Ramos, de Criciúma, no ciclismo e Darlan Konell, da Escola Estadual Prudente de Morais, de Blumenau.

SC tem 155 atletas na competição

Também foi bronze o revezamento 4x100 masculino do atletismo (1min54s44) com Fábio Oliveira (CEM Morar Bem/São José), Jean Barbosa (EEB Prof. João Widemann/Blumenau), Bruno Rita (EEB São Ludgero/São Ludgero) e Iago Cunha (EEM Prof. Henrique Fontes/Itajaí).

As meninas da natação conquistaram bronze no revezamento 4x100 medley com Fernanda Delgado (Colégio Conceito/ Tubarão), Fátima Laurindo (Colégio Marista/Criciúma), Alessandra Pereira  e Jéssica Bard (ambas da EEM Prof. Roberto Grant, de São Bento do Sul).

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem representantes de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, e uma delegação da cidade anfitriã. Os Jogos são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém. A logística da delegação catarinense é toda feita pela Fesporte.

A delegação catarinense é composta por 190 pessoas entre dirigentes, professores-técnicos e alunos-atletas. São no total 155 alunos representando 26 municípios de 54 escolas catarinenses, que obtiveram a classificação na etapa estadual dos Jogos Escolares (Jesc), em setembro, em Brusque.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários