Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Chuvas acendem alerta para combate ao Aedes aegypti

Publicado em 03/04/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

As chuvas dos últimos dias e os resultados das últimas análises dos pontos de monitoramento dos focos do mosquito Aedes aegypti na cidade fazem a Vigilância em Saúde retomar o alerta à população sobre o combate ao transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. Mesmo com a chegada do frio, a população deve manter as ações de retirada de qualquer depósito de água que possa se transformar em criadouro para o inseto.

Agentes de saúde continuam nas ruas para garantir o monitoramento e o tratamento dos locais onde há infestação. Atualmente, a Capital tem 125 focos do mosquito, sendo 103 deles na área continental. A preocupação é maior pois há mais bairros infestados, como Armação, Fazenda Rio Tavares, Saco Grande e Monte Verde, além de Canasvieiras, Jurerê e Ingleses.

As estações do outono e inverno são ideais para a intensificação do trabalho de prevenção nas residências e terrenos. Os ovos do Aedes aegypti resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano. Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com períodos quentes e de chuva.

Em Florianópolis, todas as medidas de bloqueio de transmissão estão sendo tomadas pelas equipes do Programa de Combate ao Aedes aegypti, incluindo varredura das áreas onde os pacientes com dengue transitam, em busca de focos do mosquito.

O trabalho da Prefeitura de Florianópolis envolve tratamento em áreas de foco, atendimento a denúncias encaminhadas à Ouvidoria, visitas aos chamados pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias e ferros-velhos, entre outros) e aos pontos onde há armadilhas para o vetor e vistorias em locais onde são detectados casos suspeitos da doença.

Denúncias

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).

› FONTE: Secretaria Municipal de Saúde

Comentários