Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha em prol da doação de medula óssea é lançada em Florianópolis

Publicado em 29/03/2017 Editoria: Saúde Comente!


Iniciativa é da APAR com apoio do setor privado.

A APAR - Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina lançou na manhã desta quarta-feira, 29 de março,  uma campanha para estimular doações que viabilizem um maior número de transplantes de medula óssea. E a iniciativa contou com o apoio de diversas empresas do setor privado. Criada pela agência Propague e com locução dos filmes feita pelo ator Reynaldo Gianecchini, a nova campanha da APAR mostra que o doador pode se transformar em um verdadeiro herói, com um ato bem simples: basta se cadastrar no Hemosc, com uma coleta de sangue. O cadastro nacional está interligado com o mundo todo para doação e transplante.

As peças publicitárias incluem spot para rádio, filme, anúncios para veículos impressos, outdoor, busdoor e posts para redes sociais. Além da Propague e de Gianecchini, todos participaram de forma voluntária, como os parceiros Lojas Koerich, WOA Empreendimentos Imobiliários, W Koerich Imóveis, Beiramar Shopping, Casas da Água, Produtora 30 por Segundo, Publicar, SEPEX-SC, BoaImpressão, Technológica e Intermídia Comunicação, , com apoio do Hemosc. 

No hemocentro, a lista de espera de pessoas que necessitam de transplante de medula óssea autóloga é de 65 pacientes. A doação exige uma compatibilidade alta, de praticamente 100%. A APAR, que desde 2001 tem parceria com a Propague nas campanhas para incentivar a doação de órgãos, escolheu o tema com o objetivo de apoiar o Hemosc na ampliação do cadastro de doadores, bem como disseminar a cultura da doação. 

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e outras doenças do sangue. A importância do crescimento do cadastro é reforçada ainda pela chance de ser encontrado um doador, que é de um para cada 100 mil. Na campanha anterior, também criada pela Propague, a APAR contabilizou um aumento de 72% no número de doações de órgãos.

O doador de medula óssea deve ter entre 18 e 55 anos de idade e estar saudável. Em Santa Catarina, mais de 156 mil pessoas já realizaram seu cadastro. Contudo, é comum os doadores confundirem o cadastro com a doação propriamente dita. Para conhecer o processo e entender o motivo pelo qual este tipo de doação é tão especial, o hemocentro ou banco de sangue mais próximo à residência do doador fornece todas as informações e orientações e pode realizar o seu cadastro em Florianópolis, Lages, Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Joinville, Blumenau, Tubarão e Jaraguá do Sul.

› FONTE: Adriana Laffin - Apoio Comunicação+Marketing

Comentários