Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Arte contemporânea e tecnologia no Sítio na Lagoa da Conceição

Publicado em 28/03/2017 Editoria: Cultura Comente!


mindscapesperfo.Pedro Acioly

mindscapesperfo.Pedro Acioly

Programação de exposições do primeiro semestre é voltada para artistas que utilizam tecnologia em suas obras

Xavier Chassaing, Fernando Velázquez, Kaue Costa, Angella Conte. Todos artistas contemporâneos que utilizam a tecnologia em suas obras. Eles são parte da programação do primeiro semestre do Sítio Local Digital.

Quem abre a agenda é o francês Xavier Chassaing, nesta quinta - dia 30.3. Autodidata, ele produziu os filmes experimentais Dry Lights - que situa-se entre uma instalação específica do local e uma performance, na qual as luzes coreografadas encontram paisagens orgânicas - e Scintillation - composto por mais de 35 mil fotografias, combina projeções mapeadas em 3D. Ambos são desafios técnicos em 3D e mapping.
 

Na semana seguinte, dia 6.4, é a vez do artista transdisciplinar Fernando Velázquez, de São Paulo, destaque da programação do primeiro semestre. Na exposição "Contínuo, transitivo, atemporal", com curadoria de Josué Mattos, será apresentado um corpo de trabalhos representativo da sua produção recente ancorada na utilização das novas tecnologias digitais. Ele pesquisa, entre outros, tópicos relacionados a capacidade perceptiva do corpo humano, as recentes descobertas da neurociência, a relação entre natureza e cultura e a complexidade.

No dia 7.4, Fernando Velázquez vai dar a palestra Contínuo, Transitivo, Atemporal, sobre a sua produção, com foco em arte e tecnologia. No mesmo dia, irá apresentar a performance audiovisual Mindscapes.

No dia 27.4, abre a exposição "Experimentação 01 - Ouroboros", do artista catarinense Kaue Costa. Nela, o espectador é convidado a visitar um deserto digital, no qual a sua movimentação e postura perante a obra determinam a construção dos cenários a seguir. É um ambiente tridimensional imersivo, por onde é possível locomover-se virtualmente. No dia 12.5, o artista dará palestra sobre a obra, sobre a construção do ambiente digital e a possibilidade de interação.

A exposição "Certezas Instáveis", da paulista Angella Conte, abre dia 25.5, data na qual a artista falará sobre o seu trabalho na palestra Processo Criativo. Angella Conte dedica-se a inter-relação criada entre o indivíduo e seu meio - que pautam suas histórias, trocas e resquícios. Tem como suporte objeto, fotografia, instalação, vídeo, intervenção e performance. " O motor que move o trabalho é sempre o dilema da vida humana diante das inúmeras possibilidades", afirma.

A mostra de vídeo-arte do artista nascido na Namíbia e radicado em Berlim Gero Doll, com vernissage marcada para 22.6, fecha a programação do primeiro semestre. Ele é conhecido por uma série de filmes digitais altamente alucinatórios. Cada filme de animação é criado a partir de partes inteiramente diferentes e temas, ainda, como um fractal, cada um é claramente parte de um todo identificável estilisticamente.

Para o segundo semestre, estão previstas exposições dos artistas Walmor Oliveira, Diego De Los Campos, Guto Lacaz, entre outros. www.ositio.com.br

PROGRAMAÇÃO

30.3

19h - Mostra Dry Lights and Scintillation de Xavier Chassaing (vernissage)

Até 4.4, 17h às 21h de terça à sexta.

GRATUITO
 

6.4

19h - Exposição Contínuo, transitivo, atemporal, de Fernando Velázquez

Até 20.4, 17h às 21h de terça à sexta.

GRATUITO
 

7.4

Fernando Velázquez no Sítio

20h: Performance audiovisual Mindscapes

21h: Palestra Contínuo, Transitivo, Atemporal
GRATUITO
 

27.4
19h - Exposição Experimentação 01 - Ouroboros de Kaue Costa

Até 12.5, 17h às 21h de terça à sexta.

GRATUITO

 

12/5

20h - Palestra E01/ouroboros em detalhes com Kaue Costa

GRATUITO
 

25.5

19h - Exposição Certezas Instáveis, de Angella Conte (vernissage)

Até 14.6, 17h às 21h de terça à sexta.
21h - Palestra Processo criativo, com Angella Conte

GRATUITO
 

22.6

19h - Mostra de vídeo-arte do artista Gero Doll (vernissage)

Até 30.6, 17h às 21h de terça à sexta.

&8203;Toda programação é gratuito ao público

› FONTE: Letícia Kapper da Silva/Cultura Mutimídia

Comentários