Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Acervo digital disponibiliza obras de autores catarinenses

Publicado em 11/11/2013 Editoria: Cultura Comente!


Quem quiser conhecer mais sobre autores e obras da literatura catarinense pode acessar o Portal Catarina. O acervo digital reúne obras, manuscritos, documentos e informações sobre autores do Estado como Cruz e SousaLindolf Bell e Salim Miguel. São 323 autores cadastrados, 2.591 arquivos e 4.456 documentos digitalizados.

O Portal também conta com arquivos para download. Estudantes inscritos no vestibular da UFSC 2014 podem baixar a obra Últimos Sonetos, do Cruz e Sousa. O acervo de Cruz e Sousa disponibiliza 51 manuscritos, como poemas originais escritos no século XIX.

A ideia do Portal é tornar acessíveis conteúdos que mostram detalhes sobre a história da literatura de Santa Catarina. O projeto é uma iniciativa de três núcleos de pesquisa da UFSC, Nupill, Nulime e Lapesd, e tem apoio do Cnpq e do Governo do Estado, por meio da Fapesc.

Esta semana foi comemorado o Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro. A Fundação Catarinense de Cultura promoveu uma programação especial para marcar a data. Foram distribuídos gratuitamente 540 livros de autores catarinenses e mais cinco mil edições para as bibliotecas municipais.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários