Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Stock Car: Ricardo Maurício na final em Interlagos

Publicado em 11/11/2013 Editoria: Esporte Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Estratégia risco leva piloto para o pódio a 7 pontos do líder

Mais do que em todas as dez etapas já disputas durante a temporada 2013 da Stock Car, a semi-final que terminou nesse domingo em Brasília foi a mais estratégica para a equipe Eurofarma-Rc, segundo o piloto Ricardo Maurício. Largando em nono lugar, ele finalizou em terceiro, foi para o pódio, está a apenas sete pontos do líder do campeonato e brigando pelo título da temporada.

"Fomos muito mais cautelosos e tomamos decisões com base na maneira como nossos adversários diretos estavam se comportando na pista", conta. A decisão de não trocar pneus, embora a troca fosse o ideal para manter o rendimento do carro, foi tomada dessa forma. "Quando vimos que os outros pilotos estavam só abastecendo, decidimos não arriscar no tempo e sermos mais cautelosos com os pneus, sem forçar muito. Foi uma corrida junto com a equipe, recebendo informações o tempo todo", finaliza.

Rosinei Campos, o mais antigo chefe de equipe da categoria - desde 1978 quando nasceu a Stock Car, a prova de Brasília, confirma, "Foi a mais estratégica da temporada. Quando temos tempo e condição é possível arriscar um pouco mais, mas no caso dessa corrida o risco tinha que ser o mais próximo do zero para que conseguíssemos pontuar", diz ele.

Ricardo Maurício também usou a experiência de quase 20 anos de carreira para ser mais cauteloso. "Muitos pilotos já passaram pelo que passou Allan Khodair e o Cacá Bueno nessa etapa ao perderem um bom resultado por causa de um pneu furado", explica. Não passar nas zebras, não forçar muito nas ultrapassagens, tudo isso ajuda a manter o carro competitivo até o final. A estratégia deu certo e ele pulou da nona colocação pelo terceiro lugar no pódio. Mesmo conhecido no meio pela sua regularidade, surpreendeu. "As pessoas estavam se perguntando de onde ele surgiu. Estavam todos atentos aos primeiros quando ele apareceu em terceiro lugar", brinca Milton Alves durante a coletiva de imprensa.

Com 178 pontos, ele ocupa o terceiro lugar na classificação geral e mantém a busca pelo título em Interlagos. Max Wilson, seu companheiro de equipe é o sexto colocado na classificação geral com 132 pontos. Como a diferença para o líder é maior que os 48 pontos que ainda faltam para o final da temporada, ele pensa agora na Corrida do Milhão, que vale um milhão de reais como prêmio. 

Max Wilson iniciou um processo de recuperação a partir do segundo semestre quando teve todo o carro modificado. Desde então, conquistou dois pódios e esteve até a etapa de Brasília entre os candidatos ao título. "Pelo ritmo que mantivemos nas últimas etapas e se tivéssemos esse carro desde o início estaríamos na final, mas corrida é assim mesmo, são inúmeros elementos que interferem. De qualquer forma, fico feliz que o Ricardo Maurício esteja na final, mas ainda vou buscar a vitória em Interlagos", comenta ele.

A Corrida do Milhão acontece no dia 15 de dezembro em São Paulo.

Os primeiros na corrida em Brasilia:

1 - Thiago Camilo
2 - Sérgio Jimenez
3 - Ricardo Maurício

Os seis primeiros no geral:

1 - Thiago Camilo - 185 pontos
2 - Daniel Serra - 181
3 - Ricardo Maurício - 178
4 - Cacá Bueno - 160
5 - Valdeno Brito - 132
6 - Max Wilson - 131

 

› FONTE: PPress

Comentários