Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mais de 65% dos pontos monitorados nas praias catarinenses estão próprios para banho

Publicado em 06/03/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Dos 214 pontos monitorados nas praias catarinenses, 141, o que representa 65,9%, estão próprios para banho. Os dados do 13º relatório de balneabilidade foram divulgados pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na ultima sexta-feira, 3. As coletas foram realizadas entre os dias 1º e 3 de março. As informações estão disponíveis no www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Em Florianópolis, dos 75 pontos avaliados, 48 (64%) estão próprios para banho. No restante do Litoral, dos 139 locais monitorados, 93 (66,95) estão aptos para os banhistas. “Não houve chuvas fortes, e isso fez com que os números melhorassem em relação a semana passada”, informa o técnico em Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva. Em comparação ao relatório anterior, quatro pontos passaram para impróprio e nove para próprio.

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. O programa da Fatma é um dos mais completos do Brasil e executado há 40 anos

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

› FONTE: Claudia De Conto/Assessoria de Comunicação Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

Comentários