Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Audiência pública define os rumos do plano diretor de Florianópolis

Publicado em 07/02/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Fórum do Setor Imobiliário quer participação técnica na finalização do documento. “É possível encontrar consenso entre crescimento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, afirma o Eng. Civil Eduardo Irani, coordenador de engenharia do CREA-SC.

Uma Audiência Pública, com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, Ministério Público e Fórum do Setor Imobiliário vai decidir se o plano diretor da capital catarinense volta ou não ao legislativo. O debate acontece no dia 8 de fevereiro, às 16h, na 6ª Vara Federal visando à definição de um cronograma de retomada da tramitação. Em pauta, a necessidade ou não de novas audiências públicas com a comunidade.

Aprovado em 2014, o anteprojeto está sob judice e aguarda definição para voltar a tramitar no legislativo. No dia 30 de janeiro, representantes do Fórum do Setor Imobiliário, composto por entidades de classe do estado, reuniram-se em Florianópolis, para debater ações visando contribuir com a finalização do documento. Durante o encontro foi eleito como coordenador do Fórum o presidente do SECOVI Florianópolis/Tubarão, Fernando Amorim Wilrich, que assume a responsabilidade de oficializar as contribuições.

O objetivo é apresentar um documento compatível com a realidade da capital, garantindo o acompanhamento de profissionais da área técnica, visando encontrar soluções sustentáveis para o crescimento e desenvolvimento do município e região. Uma das iniciativas do Fórum é indicar uma equipe de profissionais das áreas da engenharia, arquitetura e afins, visando à revisão final do plano diretor.

“O Fórum quer contribuir com a revisão do plano diretor, apresentando propostas que solucionem as questões relacionadas à verticalização e ao desenvolvimento da cidade,” explica o Eng. Civil Eduardo Irani, coordenador de engenharia do CREA-SC. Para ele, é possível encontrar consenso entre crescimento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, desde que as propostas sejam alicerçadas pelo conhecimento técnico científico e pela legalidade.

Na tarde de quinta-feira (03), o coordenador do Fórum, esteve em audiência com o presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, para debater e alinhar as propostas. O presidente destacou a articulação do CREA, OAB, CAU e CORECON, no final de 2013, quando entregaram aos vereadores um relatório com sugestões embasadas em dados e estudos técnicos, esclarecendo aspectos conflitantes da proposta e a necessidade de participação de profissionais nas questões técnicas.

› FONTE: Adriano Comim/CREA-SC

Comentários