Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Pets exigem atenção no calor

Publicado em 30/01/2017 Editoria: Cotidiano Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

A hipertermia nos animais, aumento da temperatura do corpo, pode levar à morte ou deixar consequências sérias, como convulsões crônicas por lesão cerebral e dano renal permanente. Dias quentes exigem cuidados, especialmente com algumas raças de cães e gatos que possuem focinho curto, que dificulta a respiração e é vital para manter a temperatura do corpo estável.

É preciso atenção também com outros animais domésticos, como passarinho, furão, chinchila e coelho. Além do aumento da temperatura do corpo, é preciso cuidado com a desidratação, queimaduras da parte fofa das patinhas (coxins) e com o risco de câncer de pele, principalmente em gatos.

"Com o calor é importante se atentar aos cuidados com todas as raças, especialmente quando os animais praticarem uma quantidade exagerada de exercícios debaixo de sol quente e temperatura mais abafada", explica o médico veterinário da Clínica Cão.Com, Luciano Silva.

Há fatores como obesidade, idade avançada e o excesso de exercícios físicos (principalmente, em climas quentes e úmidos) que também podem desencadear o problema. Além disso, outras situações podem influenciar para o agravamento do quadro, como deixar um cão dentro do carro, já que em um período bem curto de tempo a temperatura de um veículo estacionado no sol pode aumentar significativamente.

Mesmo com vidros ligeiramente abertos, se o cão estiver preso neste espaço, a temperatura do corpo do animal aumenta na mesma proporção que a do veículo, o que pode levá-lo a óbito em poucos minutos.

"Os sintomas podem ser percebidos com a respiração difícil e ofegante, salivação em grande quantidade e com textura grossa, vômitos, diarreia, língua azul, tontura e confusão mental, andar, olhar vidrado e fraqueza. Caso o animal apresente algum desses sintomas deve ser levado ao veterinário mais próximo", alerta Luciano Silva.

Previna as doenças do verão

O calor aumenta a incidência de infestações por pulgas, carrapatos e vermes. Mantenha vermífugos e anti-pulgas em dia. Coleiras carrapaticidas também são úteis para repelir moscas, que assim como os outros parasitas citados, também podem transmitir leishmaniose. O ideal é aplicar um repelente de parasitas mensalmente no seu pet.

Banhos de mangueira são bem-vindos

Refresque seu bicho molhando um pouco sua barriga e garanta que ele possa descansar em um local coberto e arejado, fora da casinha, que fica muito quente quando está sol.

Ofereça frutas congeladas

Você pode congelar frutas e legumes e oferecer para o animal. Além de refrescar, ele também irá se divertir e complementar sua alimentação de forma saudável. Veja como congelar frutas do jeito certo.

Cuidado com as alergias

Alguns animais têm reações alérgicas quando a temperatura sobe. Por isso, é importante evitar mais de um banho por semana e também tosas muito curtas. Se o seu animal é muito peludo, a tosa pode ser feita com tesoura. Não é recomendado tirar todo o pelo do animal, pois expor a pele ao sol é perigoso. Se seu cão ou gato for de uma raça sem pelos, aplique um protetor solar específico para animais antes dos passeios.

Escolha horários mais frescos para os passeios

Não leve seu cão para passear em horários muito quentes do dia. Ele pode se sentir mal e também é possível que o asfalto quente queime suas patas. Melhor planejar os passeios para o início da manhã ou após o fim da tarde.

Leve seu cão para a piscina

Se o seu cão for daqueles que não hesitam em pular na piscina para se refrescar, como os Labradores geralmente fazem, é importante tomar alguns cuidados. Se não houver maneira dele sair da água sozinho, é melhor limitar o acesso à piscina. E depois do banho de piscina, é importante lavar o animal com água sem cloro, para evitar alergias, e secar bem as orelhas do cão assim que ele sair da água. Orelhas úmidas são a maior causa de otite canina!

Fique atento às necessidades da raça

Se o seu pet for braquicéfalo (de focinho curto), é importante saber que ele tem mais dificuldade para respirar, portanto, sente mais calor. Cães originários de países frios, como Huskys e Bernesses também sofrem no calor, por sua pelagem e pela camada de gordura que tem no corpo para proteger do frio. Nos dois casos, você pode refrescar seu bichinho com um ventilador ou até mantê-lo em um ambiente com ar condicionado. Sempre leia sobre a raça do seu cão para entender melhor suas necessidades e deixar seu amigo o mais confortável possível!

 

› FONTE: Renata Cavalheiro/Assessoria de Comunicação

Comentários