Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exército faz balanço de apreensões de 2016

Publicado em 18/01/2017 Editoria: Segurança Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Mais de 12.800 explosivos, cerca de 49 mil espoletas, 26 mil metros de cordel, 23 estopins, 87 retardos, 253 armas, mais de 63 mil munições, 30 lunetas, cerca de 3700 estojos e mais de seis mil quilos de nitrato de amônia foram apreendidos em 2016 pelo Exército Brasileiro (EB), nos estados do Paraná e Santa Catarina.

 

Este é o resultado do balanço de apreensões do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) durante as operações Rastilho II, Azoto, Dínamo IV, Vulcano e Alta Pressão III e IV.

 

O Exército Brasileiro, por meio da SFPC/5, realizou fiscalizações no comércio de armas e munições - que são produtos controlados, em pedreiras e clubes de tiro. Também vistoriou empresas, sendo 65 delas autuadas por irregularidades administrativas. Em uma delas o proprietário foi preso em flagrante pela Polícia Militar por posse ilegal de arma e uma outra loja foi fechada na capital paranaense por estar cometendo irregularidades administrativas.

 

A classificação de um produto como "controlado pelo Exército" tem por premissa básica a existência de poder de destruição ou outra propriedade de risco. É também necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade e do País. A atuação do Exército Brasileiro é regulada pelo Poder de Polícia Administrativa, amparado no Decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000 (R-105) e no Estatuto do Desarmamento.

 

Essas ações tem como prevenção a venda ilegal de armamentos, mesmo fazendo toda essa fiscalização militar a criminalidade continua obtento armas, munições e explosivos de forma clandestina nas fronteiras e comércio ilegal. A ação vale para inibir esse aumento ilegal de armas.

› FONTE: Comunicação Social da da 5ª Região Militar

Comentários