Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Adolescentes investem cada vez mais em cirurgias plásticas

Publicado em 07/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), enquanto o número de adolescentes que recorrem à plástica tem aumentado nos últimos anos, a idade delas também vem diminuindo.

Quinze anos de idade é a média para a colocação de silicone, por exemplo.

Isso comprova os números recentes de um levantamento feito pela SBCP, o qual mostrou que o número de jovens de 13 a 18 anos que fizeram cirurgias estéticas saltou de 37 mil para 91 mil cirurgias entre 2008 e 2012. Em quatro anos as cirurgias plásticas entre esse público adolescente cresceu 141%. A lipoaspiração lidera a lista, em seguida aparece a prótese nos seios.

A Dra. Edith Horibe, cirurgiã plástica, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e Gestão da Idade, explica que antes do adolescente passar por uma cirurgia plástica é necessário avaliar se os anseios são mesmo reais ou fantasiosos, se as expectativas vão além do que se pode conseguir e dependendo da cirurgia se ele já alcançou o seu limite de crescimento.

A médica explica que a cirurgia muitas vezes não é necessária, mas dependendo do caso é o que faz a pessoa sentir-se bem e ter uma vida social saudável. “Vale lembrar que com as adolescentes o mais importante será o acompanhamento psicológico, para evitar falsas expectativas, impedindo também que a jovem faça uma escolha, no caso a cirurgia plástica, para encobrir outro problema que causa insegurança”, completa a médica.

Mas, afinal, se submeter a uma cirurgia plástica nesta fase é uma necessidade física ou é pura vaidade?

Para a Dra. Edith Horibe, quando a pessoa acha “um defeito” nela mesma,  imagina que todos a sua volta são capazes de enxergar também. “No caso das adolescentes isso acontece de forma intensa, quase cruel”, explica a cirurgiã.

A maior procura pelas jovens está na faixa etária entre os 14 e os 18 anos e as cirurgias mais realizadas são a Mamoplastia tanto redutora, quanto de aumento, a Lipoaspiração, a Rinoplastia que é recomendada a partir dos 14 anos e a Otoplastia.

Lipoaspiração - A lipoaspiração não é um substituto das dietas, mas promove a remoção das gorduras que não respondem aos tratamentos de emagrecimento ou aos exercícios físicos. É o método mais rápido e efetivo de retirar as gorduras localizadas.

Rinoplastia - O nariz desempenha uma função importante na composição do rosto. Por estar localizado no centro da face, é uma das primeiras estruturas a serem percebidas quando se olha o semblante de alguém. Alterações como proeminência no dorso do nariz, mudanças na ponta nasal, diminuição ou aumento do tamanho, além de correções, quando necessárias, para melhora da respiração, podem levar a uma  aparência mais bonita com a Rinoplastia.

Otoplastia - Geralmente as crianças costumam sofrer mais com as "orelhas de abano", pois os coleguinhas de escola colocam apelidos, que podem comprometer até mesmo o seu desenvolvimento psicológico. A cirurgia só deve ser feita se realmente a situação incomodá-la, sendo indicada a partir dos 7 ou 8 anos, quando a orelha já está completamente formada.

 

 

› FONTE: Facto Comunicação

Comentários