Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição inclusiva no MIS/SC apresenta fotografias urbanas

Publicado em 13/12/2016 Editoria: Cultura Comente!


Foto: Bruno Ropelato/Divulgação

Foto: Bruno Ropelato/Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), apresenta a exposição PorAí, do fotógrafo Bruno Ropelato, que mostrará recortes, fachadas, texturas e fragmentos da cidade por meio de fotos. A mostra inclusiva, com acessibilidade para cegos, será aberta no dia 16 de dezembro, às 20h, e a visitação segue até dia 5 de março de 2017. A mostra terá 40 fotografias táteis, que poderão ser tocadas, com legendas em braile, e também contará com pisos táteis direcional e de alerta facilitando a locomoção com segurança do público cego pelo espaço expositivo.

Segundo Ropelato, o projeto surgiu “despretensiosamente” quando começou a postar fotos no aplicativo Instagram com a hashtag PorAí. “As fotos apresentam outro ângulo da cidade que permitem novas descobertas e uma identificação com o urbanismo”, explica.

A mostra é fruto de dois anos de “andanças” pela Grande Florianópolis e o resultado poderá ser apreciado em 500 imagens reveladas em 10X10 - o tamanho pequeno tem o intuito de preservar a origem digital do projeto. “Estou experimentando um novo trabalho, um novo formato com essa ideia do tamanho pequeno, como as fotos do celular e do Instagram”, explica o fotógrafo.

Para ambientação, o MIS/SC foi transformando em uma grande cidade, com dispositivos que remetem aos prédios, com luzes frias e formas sóbrias, além da sonorização urbana.

A abertura contará com pocket show de Jean Mafra, Canela e Damaria.

Sobre o fotógrafo

Bruno Ropelato é natural de Rio do Sul, em Santa Catarina, e mora há 11 anos em Florianópolis. Graduado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde desenvolveu toda a produção artística em torno da fotografia e do cinema. Em 2009, foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Plásticas, concedido pela Funarte, por meio do MinC, com o projeto fotográfico Ritos, Ditos e Ditados, disponibilizado no acervo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Uma das revelações entre a nova geração de fotógrafos catarinenses, Bruno Ropelato leva no currículo premiações nacionais e internacionais em fotografia e artes plásticas. Destaca-se pela versatilidade nos diversos campos da fotografia. Também é diretor de fotografia e cena em produções cinematográficas como clipes, comerciais, video-art e documentários.

Serviço

O quê: PorAí - Instalação Fotográfica Inclusiva

Abertura: 16 de dezembro de 2016, às 20h – pocket show Jean Mafra + Canela + Damaria

Visitação: até dia 5 de março de 2017(de terça-feira a domingo, das 10h às 21h).

Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) – Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica - Florianópolis/SC.

Quanto: Entrada Gratuita

› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários