Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Médicos estudam transporte para o Brasil de sobreviventes de voo

Publicado em 12/12/2016 Editoria: News Comente!


Jornalista Rafael Henzel será transferido para Chapecó. Foto: Reprodução/SporTV

Jornalista Rafael Henzel será transferido para Chapecó. Foto: Reprodução/SporTV

Os médicos que cuidam dos quatro brasileiros sobreviventes do acidente aéreo com o avião que levava a delegação da Chapecoense estudam as transferências para o Brasil dos três que apresentavam melhor quadro clínico no domingo (11).

 O transporte dos pacientes ocorre a partir desta segunda (12). Até a publicação desta notícia, os quatro sobreviventes estavam internados no Hospital San Vicente de Rionegro, na Colômbia, país onde houve o acidente.

O primeiro jato-ambulância que vai levar o goleiro Jackson Follmann para São Paulo já voava para a Colômbia na noite deste domingo. Ele deve pousar em Medellín às 2h desta segunda (12) e decolar para o estado paulista às 10h de segunda, sempre horários de Brasília.

O outro avião-ambulância é da Força Aérea Brasileira e deve sair de Brasília às 4h40 de terça (13), pousar em Medellín às 10h10 e decolar às 11h40. Ele vai levar Rafael Henzel e Alan Ruschel.

O zagueiro Neto evolui bem, mas ainda estava em unidade de cuidados intensivos até este domingo e, por enquanto, não pode ser transferido.

Confira abaixo o estado de saúde de cada sobrevivente, explicado pelo médico intensivista na tarde deste domingo.

Jackson Follmann

“Uma nova limpeza, dar uma verificação se não tem nenhum sinal de infecção, se não tem nenhuma outra comorbidade. Dar uma olhada naquele outro ferimento do pé. O quadro geral dele está bem. Não teve nenhuma alteração nas últimas 24, 48 horas. Está estável, está ativo. A gente está começando a programar as transferências”.

Rafael Henzel

“Nós repetimos uma tomografia de tórax hoje [domingo] dele que não mostrou nenhuma evidência de pneumotórax contralateral. O tórax dele está drenado”. O médico ainda deu mais detalhes sobre a recuperação pulmonar do jornalista: “Está conseguindo ventilar em ar ambiente e não está precisando de suporte ventilatório, nem de cateter nasal, nem máscara. Está tranquilo”.

Alan Ruschel

“O Alan já faz alguns dias que está bem. Está tratando aquela infecção urinária por uma bactéria, que foi identificada hoje [domingo]. Ela é sensível ao antibiótico que estamos usando. Vai permanecer com antibiótico e programando a transferência dele.

Neto

“O Neto, que era o paciente que mais nos preocupava, nos deixou bastante ansiosos nos últimos dias, evoluiu bem. Está há mais de 48 horas fora de ventilação mecânica. Isso nos deixa bem mais tranquilos. Está no processo de recuperação, mas ainda um processo de recuperação lento. Ele foi o que ficou mais tempo em ventilação, ainda precisa se reestruturar, precisa recobrar suas energias. Está sem febre nas últimas 24 horas. Os exames laboratoriais dele mostram que a infecção tem expedido. O raio-x de tórax dele mostra que ele está estável. Estamos bem confiantes que nos próximos dias ele deve sair da unidade de cuidados intensivos e passar para o quarto e começarmos a pensar na transferência dele para o Brasil”.

› FONTE: G1 SC

Comentários