Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Embaixador do Japão visita SC e reforça comércio da carne suína

Publicado em 06/11/2013 Editoria: Economia Comente!


Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

O embaixador do Japão, Akira Miwa e o cônsul-geral do Japão para a região Sul do Brasil, Yoshio Uchiyamavisitou visitaram o estado de Santa Catarina nesta terça-feira (5), com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois mercados, principalmente na exportação da carne suína catarinense.

A entrada do produto foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano. “Foi muito importante essa negociação e nos ajudou muito. A presença do mercado japonês em Santa Catarina criou uma estabilidade com os outros mercados e os produtores trabalham com mais perspectiva”, enfatizou Colombo.

A primeira carga, com 21 toneladas de carne suína in-natura, saiu do Porto de Navegantes em julho de 2013 chegando ao destino em agosto. Os japoneses só importavam carne suína quando todo o país de origem possuísse o status de área livre de aftosa sem vacinação. Após negociações e missões para aquele país, foi aberta uma exceção para Santa Catarina pela qualidade do trabalho sanitário. “No primeiro momento vamos exportar em um pequeno volume, mas a tendência é aumentar sensivelmente a comercialização”, destacou João Rodrigues.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Da média de 800 mil toneladas produzidas por ano no Estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano. A expectativa do governo do Estado é de que, em uma primeira etapa, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, ou seja, cerca de 120 mil toneladas. O montante representaria um ganho da ordem de 60% nos embarques de carne suína catarinense para o exterior.

O secretário explicou ainda que o Japão consome 90% de carne de frango brasileira e que aproximadamente 50% do produto é de Santa Catarina, ou seja, o Estado é o maior exportador de frango para o Japão. “É nessa expectativa que acreditamos alcançar os mesmo números na exportação da carne suína de um mercado sólido que não discute preço e sim qualidade que SC tem muito para oferecer”, concluiu.

O embaixador pretende visitar alguns municípios da Serra Catarinense, a exemplo de Frei Rogério, onde há uma colônia japonesa.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários