Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Presépio artesanal dos oleiros é montado na Beira-Mar de São José

Publicado em 07/12/2016 Editoria: São José Comente!


Foto: Olaria Beiramar - FMCT

Foto: Olaria Beiramar - FMCT

A população poderá visitar a exposição de cerâmica até o dia 6 de janeiro de 2017

Para celebrar o nascimento do Menino Jesus, os alunos e professores da Olaria Beiramar montaram um presépio artesanal em frente à escola, na Beira-Mar de São José. A população poderá visitar a exposição gratuitamente até o dia 6 de janeiro de 2017.

Construído artesanalmente com elementos de barro e transformado em cerâmica, o presépio é composto por uma árvore de louças; por esculturas de Maria, representando as rendeiras; de José, representando os pescadores e a tradição da pesca artesanal no litoral catarinense; dos três Reis Magos com os presentes, que são louças tradicionais feitas pelos oleiros; do Anjo Gabriel, que anunciou a chegada de Jesus; da manjedoura; do burro; do galo e de São Francisco de Assis, que é protetor dos animais e foi um dos idealizadores do primeiro presépio, construído na cidade italiana Gréccio, em 1223.

Segundo o mestre oleiro Geraldo Germano, o intuito do presépio é levar à população josefense os conceitos de simplicidade, fraternidade e a união dos povos para despertar nas pessoas a valorização da cultura artesanal e da olaria, tradição que veio dos açorianos. "O presépio artesanal é um presente dos alunos e professores da Olaria Beiramar aos moradores de São José", destaca o mestre oleiro.

"É preciso valorizar o artesanato, dar destaque à cerâmica para que a comunidade consiga ver de perto como um simples moldar de barro se transforma em belas louças", ressalta Geraldo Germano.

O presépio foi montado com as mesmas peças do ano passado, mas este ano elas receberam uma roupagem diferente e a instalação está ao livre. A visitação é gratuita e não precisa ser agendada.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários