Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Saúde feminina: saiba como evitar a TPM consumindo alimentos saudáveis

Publicado em 05/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Nutricionista do Viva Melhor - programa de educação nutricional - dá dicas para mulheres que sofrem com os sintomas da temida TPM 

A história se repete todos os meses. Segundo dados da Associação Brasileira de Endocrinologia, cerca de 30% das mulheres apresentam sintomas relacionados à TPM – Tensão Pré-menstrual. Irritabilidade, dificuldade de concentração, choro repentino, compulsão alimentar, falta de sono, acne, dor de cabeça e inchaço, são apenas alguns dos sintomas que muitas já conhecem.

E para quem não sabe, conseguir alivio para tudo isso pode ser mais fácil do que parece. Segundo a nutricionista Leopoldina Takahashi, do programa de educação alimentar da Risa Restaurantes Empresariais (PR), a maioria dos sintomas da TPM tem relação com a alimentação. “Alguns nutrientes podem estar sendo consumidos em excesso, outros não. É preciso avaliar a rotina alimentar de cada mulher e fazer os ajustes necessários para que as vantagens comecem a aparecer no dia-a-dia”, comenta.

Problemas como crises de choro e irritabilidade, por exemplo, acontecem 10 dias antes da menstruação e são decorrentes da falta de cálcio e vitamina B6.

Em vez de gastar dinheiro com remédio e consultas médicas, opte por alimentos saudáveis. O cálcio pode ser encontrado no leite, sorvete, iogurte e queijo, mas lembre-se de escolher os desnatadas e com pouca gordura.

Carnes, banana, lentilha e batata, por sua vez, são ricas fontes de vitamina B6. “Nossa dica é inserir estes alimentos no dia-a-dia, mas se não for possível, a dica é iniciar pelo menos duas semanas antes do período menstrual. Temos muitos grupos de alimentos e, por isso, o mais recomendado é que as mulheres que tenham TPM procurem um acompanhamento nutricional personalizado, encontrando a melhor solução para espantar os sintomas”, acrescenta a nutricionista da Risa.

Leopoldina disse ainda que para obter resultados ainda melhores, é importante aliar alimentação saudável com exercícios físicos. “Para mulheres em menopausa – que acontece quando o ciclo reprodutivo acaba – mudanças fisiológicas como redução do brilho da pele, ressecamento vaginal, desequilíbrio de colesterol, humor e do cálcio, que pode causar osteoporose, vale a mesma dica. Procure um nutricionista para fazer um tratamento preventivo natural, através do consumo de alimentos e da prática de atividades físicas”.

Entre algumas das opções que devem estar no cardápio daquelas que têm TPM estão os alimentos integrais como arroz e pão, granola, aveia, soja e derivados, broto de alfafa, semente e pó de linhaça, peixes, semente de gergelim, feijão, lentilha, grão de bico, oleaginosas como avelã e pistache, frutas, leite e derivados, água, etc.

Já na lista dos alimentos que devem ser evitados está o café, refrigerantes, embutidos, adoçantes e produtos dietéticos, chá preto, erva mate, chocolates, bebidas alcoólicas, carnes vermelhas, alimentos gordurosos, açucares e sal. “É preciso dosar as quantidades e equilibrar o cardápio do dia-a-dia. Além de aliviar os sintomas da TPM, essa rotina garante uma vida mais saudável para todos”, complementa Leopoldina.

Confira uma sugestão de cardápio

Desjejum: 1 copo de leite de soja e 1 fatia de pão integral com ricota

Colação: 1 banana

Almoço: salada de alface e beterraba, brócolis, arroz integral, feijão e peito de frango grelhado.

Lanche: mix de oleaginosas e frutas secas (50 gramas)

Janta: salada de rúcula com tomate e grão de bico, arroz integral e filé de peixe grelhado

Ceia: mingau de aveia com leite desnatado.

 

› FONTE: Pontuale Comunicação e Marketing

Comentários