Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cerimônia fúnebre marca o último adeus às vítimas do acidente com voo da Chapecoense

Publicado em 05/12/2016 Editoria: Geral Comente!


Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o presidente Michel Temer participaram em Chapecó das últimas homenagens aos atletas, dirigentes, integrantes da comissão técnica da Chapecoense e jornalistas, vítimas da tragédia com o voo que levava a delegação para disputar a final da Copa Sul-Americana na Colômbia. O acidente ocorreu no começo da semana e na manhã deste sábado, 3, chegaram os 50 corpos para o velório coletivo na Arena Condá, sede da equipe. Outras autoridades e milhares de pessoas também acompanharam os atos.

"Fica um misto de sentimentos, a dor, a perda, a nossa impotência diante de fatos como esse. Por outro lado, a fé nos faz acreditar no futuro e nos faz continuar lutando", disse Colombo.

As autoridades e familiares das vítimas aguardavam a chegada dos corpos no aeroporto municipal de Chapecó. O primeiro avião Hercules da Força Aérea Brasileira, com 25 corpos, pousou às 09h30, cerca de quinze minutos depois, uma segunda aeronave trouxe o restante dos corpos. A recepção, com honras militares foi marcada por muita emoção e tristeza entre os presentes.

Em seguida, os corpos seguiram em cortejo, transportados em três carretas. Pelo caminho, moradores e torcedores acompanharam com lágrimas, bandeiras e balões nas cores verde e preto. Em alguns pontos, os torcedores carregavam os nomes dos atletas e deram o último adeus com aplausos e cantando gritos de guerra da Chapecoense. O cortejo durou cerca de uma hora e foi recebido por uma multidão na Arena Condá.

Sob chuva forte, os torcedores começaram a ocupar as arquibancadas desde as primeiras horas da manhã deste sábado. O público pode acompanhar o cortejo por telões. Em vários momentos foram projetados lances das partidas do time de Chapecó, como a defesa do goleiro Danilo que garantiu, aos 49 minutos do segundo tempo do jogo contra o San Lorenzo, a participação da Chapecoense à final histórica da Copa Sul Americana de futebol.

Tristeza, honras militares e homenagens na chegada dos corpos na Arena Condá

A chegada dos corpos na Arena Condá foi o momento mais emocionante do funeral, os corpos foram conduzidos até o gramado por militares até as tendas onde estavam os familiares em área reservada. O clima de comoção tomou conta de todos os presentes. O ato foi acompanhado pelas autoridades e por personalidades do futebol como o técnico Tite, da seleção brasileira e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A cerimônia oficial foi aberta com as execuções do Hino Nacional Brasileiro e depois o da Chapecoense, executado pela Orquestra Sinfônica de Chapecó. O vice-presidente da Chapecoense, Ivan Tozzo abriu os pronunciamentos, seguido do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon e o presidente do conselho deliberativo da Chapecoense, Plínio David de Nes Filho. As falas enalteceram a história do clube e o orgulho da torcida por tudo o que o time vinha conquistando.

As homenagens seguiram com a entrada de crianças com as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, da Colômbia, de Chapecó, da Chapecoense e do Atlético Nacional de Medellín, com quem a Chape disputaria o título da Copa Sul-Americana de futebol. Depois entrou em campo o menino, símbolo do time por marcar presença nos jogos vestido de índio. Também foram ao gramado, pessoas vestidas com camisetas brancas com o nome de todos os jogadores. Os atletas foram citados um a um pelo protocolo, enquanto um balão, também da cor branca, era solto ao céu. Os familiares receberam flores e a camisa da Chapecoense.

Mensagens falando de amor, fé, esperança lidas pelo jornalista e ex-apresentador, Cid Moreira, caracterizaram a parte ecumênica da cerimônia que encerrou com honras militares, entre elas, a execução da Marcha Fúnebre seguida por uma salva de tiros. Na arquibancada, apesar de toda a tristeza, predominou o sentimento de respeito e gratidão por pessoas e pelo time que fez história no futebol de Santa Catarina e no coração dos brasileiros. Depois do velório coletivo, 17 corpos ficaram em Chapecó. Os outros seguiram para outros estados, para serem velados.

Chape: trajetória de ascensão no futebol catarinense e brasileiro

A Chapecoense foi fundada em maio de 1973 e construiu uma trajetória de evolução e consolidação no futebol catarinense e do Brasil. Ao todo são quatro títulos no Campeonato Catarinense, nos anos de 1977, 1996, 2007 e 2011. Em 2006 a equipe foi Campeã da Copa Santa Catarina. Em 2009, ao disputar a Copa do Brasil, a Chapecoense teve acesso a série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com a classificação na Série D, ainda em 2009 obteve o acesso à Série C, competição que passou a disputar a partir de 2010.

O título de 2011 também credenciou a Associação Chapecoense de Futebol à disputa da Copa do Brasil, segunda disputa mais importante do futebol brasileiro.

O ano de 2012 marcou uma excelente temporada do Verdão. Classificado para a semifinal da Série C, a equipe comandada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo conquistou o direito de disputar a Série B em 2013. O fato inédito na história do clube, também surpreendeu muitos e foi neste período que aconteceu o maior feito de todos, com o acesso para a elite do futebol brasileiro, justamente no ano de realização da Copa do Mundo no país. Com uma participação cujo principal objetivo era adquirir experiência e manter o clube na elite, a Chapecoense chegou ao final de 2014 com seu objetivo alcançado.

Em 2015, apesar da Chapecoense ter ficado de fora da decisão do estadual, o terceiro lugar garantiu pelo terceiro ano seguido uma vaga na Copa do Brasil. Em 2016, a Chapecoense conquistou mais um título estadual e fez história ao chegar à final da Copa Sul Americana. O sonho de vencer a competição e conquistar vaga num dos principais campeonatos da América Latina - a Libertadores foi interrompido com o trágico acidente com o voo da delegação do Oeste de Santa Catarina na Colômbia.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários