Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ciclone deixa 260 mil sem luz no Estado

Publicado em 05/12/2016 Editoria: Geral Comente!


Foto: Área técnica da Celesc, Leandro e Molina

Foto: Área técnica da Celesc, Leandro e Molina

O ciclone subtropical que atingiu o litoral catarinense na madrugada deste domingo, 4 de dezembro, provocou estragos no sistema elétrico das regiões de Tubarão, Grande Florianópolis e Itajaí, deixando 260 mil unidades consumidoras sem energia elétrica por conta de postes derrubados, cabos partidos, transformadores queimados.

Logo após a passagem do fenômeno, com ventos que chegaram a 115km/h em Florianópolis, a Celesc deu início aos trabalhos de recomposição do sistema. No final da manhã, o número de unidades consumidoras sem abastecimento já havia caído para 145 mil nas três regiões.  Antes do meio dia, o sistema estava normalizado em Itajaí.

Em Florianópolis, o ciclone deixou um rastro de destruição. Na maioria dos bairros, ocorre a presença de muitas árvores derrubadas, outdoors destruídos, pontos de ônibus derrubados, e muitas avarias pela cidade. O sistema elétrico foi duramente prejudicado. (veja fotos).

Atualmente, 92 mil UCS permanecem sem energia elétrica, de um total de 191 mil registradas no início da manhã quando, dos 130 alimentadores existentes para distribuição de energia, 35 encontravam-se desligados devido aos danos provocados pelo ciclone.

Os trabalhos de recuperação do sistema envolvem, diretamente, mais de 100 profissionais, 70%  deles equipes de eletricistas em campo, que permanecerão mobilizados até o final dos trabalhos.  Além de equipes locais, foram trazidas equipes próprias e terceirizadas das regionais de Tubarão, Joinville, Lages, Rio do Sul, Jaraguá, São Bento do Sul, Criciúma e Blumenau.

“Isso significa que 30% das nossas unidades consumidoras estavam sem energia. Desde cedo começamos trabalhar, juntamos nossas equipes. Já conseguimos recompor metade das unidades consumidoras. Estamos com cerca de 30 equipes trabalhando para o mais breve possível restabelecer a normalidade do sistema elétrico”, explicou o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

No Sul, os problemas foram maiores em Tubarão, Sangão, Imbituba, Laguna e Garopaba do Norte, mas a situação está quase normalizada. Do total de 32 mil unidades consumidoras que estavam sem energia elétrica na região, restam cerca de 9mil sem energia elétrica. 

As equipes permanecerão mobilizadas até o fim dos reparos. Na região de Tubarão, a previsão é que o atendimento esteja normalizado nas próximas horas. Em Florianópolis os trabalhos prosseguem sem previsão.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Celesc

Comentários