Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo de SC realiza 1ª Semana Estadual da Juventude entre os dias 4 e 7 de novembro

Publicado em 05/11/2013 Editoria: Geral Comente!


O Governo do Estado realiza entre os dias 4 e 7 de novembro, em Florianópolis, a 1ª Semana Estadual da Juventude. Organizada pela Coordenadoria Estadual da Juventude, a semana tem como principal objetivo ampliar e fortalecer o canal de comunicação com os jovens que trabalham com políticas públicas de juventude em Santa Catarina. A programação começa nesta segunda-feira (4) com o lançamento oficial do hotsite para jovens, criado pelo Governo do Estado, e encerra na quinta (7) com debate sobre o Estatuto Nacional de Juventude. 

Para o coordenador estadual de Juventude, Alan Schoeninger, o ponto forte da semana será o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude. “Essa é a primeira vez que o Estado reúne órgãos municipais para discutir as políticas públicas para os jovens. Apesar de poucas prefeituras terem órgãos genuinamente voltados à juventude, são cerca de 15 cidades no Estado, todos os municípios foram convidados e é realmente importante que o maior número possível de prefeituras esteja presente nas discussões”, avalia o coordenador. 

Durante o Encontro Estadual de Gestores, que será realizado na quarta-feira (6), a Coordenadoria Estadual de Juventude fará a apresentação das principais ações realizadas pelo Estado no setor. Além disso, os participantes receberão uma cartilha com os projetos voltados aos jovens e orientações sobre a criação de conselhos municipais de juventude. “Desde julho, quando o Executivo encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Juventude, o assunto ganhou força. A intenção, após a aprovação do projeto, é criar uma grande rede estadual de juventude”, explica Schoeninger.

Empreendedorismo e Estatuto Nacional de Juventude 

A programação da 1ª Semana Estadual da Juventude prevê também um bate-papo com jovens empreendedores catarinenses para a discussão dos atuais projetos implantados pelo Governo do Estado na área do desenvolvimento econômico e prospecção de novas ações voltadas ao empreendedorismo. Haverá ainda um encontro com líderes estudantis em que foram convidados todos os presidentes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) do Estado e a União Catarinense dos Estudantes. 

O debate sobre o recém-aprovado Estatuto Nacional da Juventude fecha a programação da semana com a presença da secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo. Conforme o coordenador Alan Schoeninger, também será analisado o futuro Sistema Nacional de Juventude, que atualmente está sendo discutido em âmbito federal. “O Estatuto Nacional foi um primeiro e importante passo para conquistas maiores”, observa.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários