Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José promove ações para marcar Dia da Consciência Negra

Publicado em 05/11/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

As atividades têm como objetivo fazer a sociedade refletir sobre a situação da comunidade afro-brasileira

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida com o objetivo de estimular uma reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil e também para refletir sobre a situação da comunidade afro-brasileira atualmente. O dia 20 de novembro foi escolhido, pois nessa data, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares, um símbolo da resistência e luta contra a escravidão. 

Para marcar a data, a Prefeitura de São José promoverá uma série de atividades durante todo o mês. Com o slogan “Por uma São José sem racismo”, a campanha pretende estimular o debate para que a sociedade possa refletir a situação da comunidade afro-brasileira nos dias de hoje.

As atividades serão iniciadas nesta semana com duas exposições montadas no hall do prédio da Prefeitura de São José. A mostra “Exposição Negras Memórias” poderá ser vista pelo público até o dia 14 de novembro. De 18 a 30 de novembro, a exposição percorrerá as unidades escolares mediante agendamento. Outra mostra é a exposição fotográfica “Artistas Negros de São José”, que poderá ser visitada até o final do mês.

Outro foco será marcar os 10 anos da Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar e também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Serão feitas avaliações das conquistas e dos desafios ainda encontrados pela comunidade afro-brasileira no país neste período.

Também no dia 20, a prefeita Adeliana Dal Pont assinará o projeto lei que cria o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial, que terá como missão construir uma lei municipal para acompanhar e diminuir a desigualdade racial em São José.

Segundo a coordenadora do Setor de Educação Étnico-Racial de São José, Janaina Moreira, os maiores desafios dos afro-brasileiros atualmente são superar as desigualdades de oportunidades e igualar o nível salarial. “Essas desigualdades acabam fazendo com que o grupo seja caracterizado pela cor, e a cor geralmente é associada às pessoas com caráter duvidoso”, explica a coordenadora.

Quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares nasceu livre, mas foi capturado quando ainda era criança. Recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco quando foi entregue a um padre católico. Aprendeu a religião católica e a língua portuguesa. Aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.

 Em 1680, com 25 anos, Zumbi tornou-se líder do quilombo dos Palmares, (atual Estado de Alagoas) comandando a resistência contra as topas do governo. O bandeirante Domingos Jorge Velho organizou, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, a sede do quilombo, foi totalmente destruída. Ferido, Zumbi conseguiu fugir, porém foi traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários