Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Premiadas as crianças vencedoras do concurso da Guarda Municipal

Publicado em 29/11/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Projeto de educação para o trânsito teve a participação, neste ano, de mais de nove mil estudantes de 36 escolas básicas municipais

 A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) premiou, na tarde desta segunda-feira (28), os 15 alunos da rede pública municipal de ensino que venceram a 11ª edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pelo setor de educação da corporação. Neste ano, mais de nove mil estudantes de 36 escolas básicas apresentaram trabalhos com o tema "Meu trajeto até a escola", uma vez que o projeto é voltado à educação para o trânsito.

Os vencedores (ver listas abaixo) representaram 10 escolas básicas, uma vez que cinco delas tiveram dois contemplados, cada, no concurso – a EBM Antônio Paschoal Apóstolo, do Rio Vermelho; a EBM Adotiva Liberato Valentim e a EBM Prof. Anísio Teixeira, da Costeira do Pirabujaé; a EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, do Campeche, e a EBM Virgílio dos Reis Várzea, de Canasvieiras. No mais, foram vitoriosas a EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino, dos Ingleses; a EBM Beatriz de Souza Brito, do Pantanal; a EBM João Francisco Garcêz, do Canto da Lagoa, e a EBM João Gonçalves Pinheiro, do Rio Tavares.

Participaram do concurso de desenho, crianças do primeiro ao terceiro ano, e do concurso de redação, estudantes de quarto e quinto ano. Aos primeiros lugares, foram dados tablets; aos segundos, bicicletas, e aos terceiros, celulares, além de medalhas, brinquedos, mochilas e kits com materiais escolares - prêmios adquiridos através de parcerias com a iniciativa privada e de doações dos próprios guardas municipais. Nos casos dos primeiros lugares, as professoras dos alunos também foram agraciadas com tablet, e suas escolas, com troféus. 

A professora Jaqueline de Souza Matta Adão, da EBM Adotiva Liberato Valentim, não escondia a satisfação. Sua aluna Alice Caetano, do 1º ano, e seu filho Théo da Matta Adão, do 2º ano, tiraram, respectivamente, o segundo e o primeiro lugar em suas categorias. "Eu me emocionei porque foi o primeiro prêmio que eu já ganhei", contou o menino, que pretende continuar participando de iniciativas do tipo. A mãe de Alice, Daiani Rosa Machado, relatou que, quando ela soube do resultado, falou: "Eu sou o orgulho do pai e do Beto (o padrasto)".

O projeto

O Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis ocorreu após dezenas de palestras, apresentações de teatro e discussões sobre a importância da educação para o trânsito, feitas nos estabelecimentos de ensino ao longo do ano.

"O setor de educação faz com que tenhamos bons condutores – e as crianças também orientam os pais a serem bons condutores. Então, é uma semente que a gente está plantando para colher no futuro", comentou o diretor da GMF, Alex Silveira, na cerimônia de premiação. Já o ex-secretário da Educação, Rodolfo Pinto da Luz, presente ao evento, atestou: "Gentileza no trânsito é tão necessário para que tenhamos uma convivência melhor e para evitar acidentes".

O secretário da Segurança e Gestão do Trânsito, a que a Guarda Municipal está vinculada, José Paulo Rubim Rodrigues, por sua vez, foi além: "dos sete aos 14 anos dentro da escola com essa participação, eu duvido que elas cheguem às drogas", acredita.

Conheça quem foram os vencedores do concurso:

1º Ano – Concurso de Desenho

Colocação

Aluno

Escola Básica Municipal

Mylena de Vargas Mendizabal

EBM Antônio Paschoal Apóstolo – do Rio Vermelho

2º 

Alice Caetano

EBM Adotiva Liberato Valentim - da Costeira do Pirabujaé

3º 

Letícia Gris Gerber

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes – do Campeche

2º Ano – Concurso de Desenho

Colocação

Aluno

Escola Básica Municipal

Théo da Matta Adão

EBM Adotiva Liberato Valentim – da Costeira do Pirabujaé

2º 

Júlia Mabyllim da Silva de Barros

EBM Virgílio dos Reis Várzea – de Canasvieiras

3º 

Ingryd Paes Pereira

EBM Prof. Herondina Medeiros Zeferino – dos Ingleses

3º Ano – Concurso de Desenho

Colocação

Aluno

Escola Básica Municipal

Rafaela Pacheco Filipe

EBM José Jacinto Cardoso – da Serrinha

2º 

Sara Pereira

EBM Antônio Paschoal Apóstolo – do Rio Vermelho

3º 

Caroline Ludvig

EBM Brigadeiro Eduardo Gomes – do Campeche

4º Ano – Concurso de Redação

Colocação

Aluno

Escola Básica Municipal

1º 

Sofia de Souza

EBM Beatriz de Souza Brito – do Pantanal

Maria Beatriz Sanchez de Moraes Gomes

EBM João Francisco Garcez – do Canto da Lagoa

Luiza Rodrigues

EBM Prof. Anísio Teixeira – da Costeira do Pirajubaé

5º Ano – Concurso de Redação

Colocação

Aluno

Escola Básica Municipal

1º 

Ingridy Luiza Lima da Costa

EBM João Gonçalves Pinheiro – do Rio Tavares

2º 

Maria Eduarda Bispo da Costa

EBM Prof. Anísio Teixeira – da Costeira do Pirajubaé

3º 

Yasmin Suzuki de Oliveira

EBM Virgílio dos Reis Várzea – de Canasvieiras

 

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários