Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Uso excessivo de computador pode gerar fotofobia

Publicado em 04/11/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Trabalhar muito tempo em frente ao computador ou sair de um ambiente interno e ir para outro externo são situações que geram a sensação de fotofobia; conheça as dicas para minimizar o incômodo visual

O uso do computador é cada vez mais frequente e necessário no ambiente corporativo. Por vezes, os indivíduos ficam horas seguidas em frente às telas e o exagero pode gerar incômodos à visão. 

Segundo a médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América, Dra. Marcia Beatriz Tartarella, as pessoas que trabalham com computador em ambientes fechados e com ar condicionado podem ter sintomas como cansaço visual, ardor ocular, vermelhidão e dor de cabeça por esforço visual constante.

Além disso, ela salienta que essas pessoas podem ter frequentemente fotofobia, uma sensação de grande desconforto na exposição a qualquer tipo de radiação luminosa, podendo ocasionar lacrimejamento e reflexo de fechamento dos olhos.

Outra situação que pode gerar fotofobia é quando as pessoas saem de um ambiente interno e vão para um externo. Nesses casos, a recomendação é a necessidade de utilização de óculos com lentes fotossensíveis ou escuras e proteção de radiação ultravioleta.

Dicas

Para diminuir o índice de fotofobia por conta de situações comuns do cotidiano, como o uso excessivo do computador e a mudança de ambientes com diferentes luminosidades, a Dra Marcia pontua três dicas essenciais:

1. Fazer pausas no uso do computador a cada 1 hora e meia.  “Pare por um minuto e fixe os olhos em algum foco distante, para relaxar a musculatura ocular. Isto evita o cansaço visual e as dores de cabeça. Costumo falar para meus pacientes fixarem os olhos por um minuto em um alvo no infinito, ou olhar pela janela para uma paisagem que esteja a mais de 50 metros de distância, sem forçar os olhos”.

2. Lubrificação dos olhos: “A pessoa deve estar consciente diante da tela que devemos tentar piscar mais vezes, ou até usar um colírio lubrificante se precisar”.

3. Lentes: “Adquira lentes com proteção ultravioleta para os óculos prescritos com grau e use óculos de sol ou com lentes fotossensíveis que se adaptam no ambiente interno ou externo”.

 

 

 

 

› FONTE: Ideal

Comentários