Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Tatuagem: Mercado cresce 20% ao ano desde 2004

Publicado em 23/11/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: Cesar Bofim

Foto: Cesar Bofim

Vista como uma expressão individual de arte, a tatuagem cada vez mais se distancia do estereótipo marginal ao qual esteve vinculada durante anos. Essa mudança deve-se à quebra de diversos preconceitos em relação a quem rabisca a pele e contribuiu para alavancar o mercado. De acordo com dados do Sebrae/SP, divulgados em junho deste ano, entre 2009 a 2012, as áreas dedicadas aos serviços de tatuagens e piercings aumentaram 413%, e desde 2004, o crescimento esteve próximo a 20% ao ano. Somente em 2012 foram criados mais de 1.600 CNPJs para esta atividade no país.

Em Santa Catarina este mercado também cresce a olhos vistos e a organização da quarta edição da Convenção Internacional de Tatuagem de Joinville projeta receber entre os dias 25 a 27 de novembro, na Expoville, um público estimado em 25 mil pessoas. O evento este ano é o dobro do ano passado e terá pelo menos mil tatuadores de várias partes do Brasil e do mundo, além de atrações diversas como bandas de música, concursos de beleza e de tatuagem e pirercings, campeonato de skate e exposições de carros antigos entre outros.

“Percebemos a cada dia o surgimento de novos estúdios de tatuagem e a tatuagem ganhando espaços não imagináveis há pouco tempo”, declara Sandro Maga Tattoo, organizador do evento em Joinville, o segundo maior da América Latina. Em parceria com outra empresa, Maga realizou em outubro passado, o 1º Tattoo Beer, Convenção de Tatuagem de Blumenau. “Tem mercado porque tem consumidor, tem profissionais e cada vez produtos de mais qualidade para quem quer rabiscar o corpo”, acrescenta.

De acordo com Maga, o crescimento do mercado da tatuagem gira a economia e gera uma preocupação para quem está no mercado há mais tempo, como é o caso dele. “Buscamos sempre nas convenções que organizamos realizar workshops com profissionais renomados para que os iniciantes ou que começaram a trabalhar há pouco tempo, tenham acesso a informações importantes. Tratamos desde o básico como higiene até oportunizar ensinamentos de práticas mais sofisticadas do traço”, explica.

Sobre o evento:

Dividido em 300 stands, mil tatuadores do Brasil e do exterior apresentarão seus trabalhos e participarão de workshops e competições na 4ª edição da Convenção Internacional de Tatuagem de Joinville.

Além de tatuagem, o público também irá conferir o concurso Musa Brasil Tattoo e Miss Pin- Up, apresentação de bandas, exposições de arte, de carros e de motos customizadas, e a 2ª etapa do Campeonato de Skate Pro Amador. A programação completa pode ser acessada aqui.

› FONTE: CCR Gestao de Comunicacao

Comentários