Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Movimento secuidaSC realiza evento de promoção da saúde no próximo sábado, em Florianópolis

Publicado em 21/11/2016 Editoria: Saúde Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

Bate-papos, aulas de zumba e de pilates, sessões de quick massage, circuito funcional, testes de condicionamento físico, atividades recreativas para crianças, orientações sobre cessação do tabagismo e redução do consumo de álcool estão entre as atrações do segundo evento do movimento secuidaSC, que será realizado no próximo sábado, 26 de novembro, das 9h às 13h, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. O primeiro ocorreu no dia 15 de outubro, marcando o lançamento do secuidaSC, movimento organizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) da Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo divulgar ações de promoção de saúde e diminuir os riscos para a ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no estado: as doenças cardiovasculares, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e o diabetes.

Colocar em prática os fatores de proteção à saúde é fundamental para uma vida saudável. Neste segundo evento, o destaque é a saúde do homem, integrando-se às ações da campanha de prevenção ao câncer de próstata (Novembro Azul). A ênfase do evento estará na redução do consumo de álcool e na cessação do tabagismo, dois fatores de risco importantes.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis aliados ao acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para a qualidade de vida. No entanto, os homens costumam dar menos atenção à saúde e buscam menos os serviços de saúde. Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, a maioria dos homens procura um consultório médico por influência da mulher ou de filhos. Gladis Helena da Silva, gerente de Vigilância de Agravos da Dive/SC, ressalta a importância de conscientizá-los sobre a importância de se cuidar. “Os homens precisam estar atentos aos cuidados com a saúde. Devem buscar a prática de hábitos saudáveis, a atividade física regular, a alimentação balanceada, a cessação do tabagismo e o uso moderado de bebidas alcoólicas. Essas mudanças são cruciais para diminuir os riscos para doenças crônicas não transmissíveis”, disse.

O movimento secuidaSC busca mobilizar a população e conscientizá-la de que é preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. Além do evento, o movimento envolve a divulgação de mensagens positivas de promoção da saúde, estimulando seu compartilhamento por meio das redes sociais e aplicativos; consulta de informações no site www.secuidasc.sc.gov.br; e a publicação de matérias especiais com dados estatísticos sobre as doenças crônicas não-transmissíveis mais prevalentes em homens e mulheres.

Programação

Dia 26 de novembro

Parque Coqueiros, em Florianópolis

      9h – Abertura

      9h15 – Apresentação da Banda do Exército (palco)

      10h – Aula de zumba - equipe da academia SmartFit

      10h – Bate-papo Ciclismo no trânsito – mobilidade e segurança – Bike Anjo (tenda)

      11h – Bate-papo: Autoestima, autorrealização e bem-estar – Aline Senger, bacharel em Psicologia, pós-graduada em Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (palco)

      11h - Exibição do curta-metragem “Fumando Espero”, que traz depoimentos de personalidades nacionais (tenda)

      11h30 – Aula de pilates – professora Ivana Henn, da academia TopOne (palco)

      11h30 – Bate-papo: Alcoolismo, quando o hábito vira doença – Enfermeiro Edison Miranda, especialista em Dependência Química (tenda)

      12h – Bate-papo: Atividade física, prazer e necessidade – jornalista Gustavo Bossle (tenda)

      12h30 – Apresentação da escola de samba Embaixada Copa Lord, de Florianópolis (palco)

Em paralelo: Sessões de quick massage (Senac), circuito funcional e testes de condicionamento físico (Mooving Treinamento Esportivo), atividades recreativas (Sesc), circuito de aventura para crianças (Exército). E mais: "varal de receitas", exposição “O controle do tabaco no Brasil”, distribuição de mudas de vegetais (RC Mudas e Agropecuária do Rosa), distribuição de materiais informativos (Dive/SC e Amucc).

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

Comentários