Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Bombeiros simulam atendimento a vítimas de deslizamento de terra

Publicado em 02/11/2013 Editoria: Geral Comente!


Foto Divulgação/Bombeiros

Foto Divulgação/Bombeiros

 

Na segunda e terça, 4 e 5, integrantes da Força-Tarefa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formada por grupos de bombeiros especialmente treinados e equipados para atuação em ocorrências extremas, estarão em Grande Florianópolis para mais um exercício de certificação.


Desta vez, será avaliada a capacidade técnica e operacional no atendimento de ocorrências em áreas deslizadas – eventualmente registradas em municípios catarinenses e que apresentam alto risco de vítimas e prejuízos econômicos. Serão simuladas operações comuns neste tipo de situação, como a busca, resgate e salvamento de vítimas de deslizamentos.

Este será o quinto exercício de certificação da Força-Tarefa, criada pelo CBMSC em 2011 para a pronta resposta em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios urbanos e florestais de grandes proporções, etc). Formada por 12 grupos de bombeiros distribuídos nos Batalhões no Estado, a estrutura especializada reúne pessoal treinado e dotado de recursos materiais próprios e específicos para emprego em situações de deslizamentos, estruturas colapsadas, enchentes e inundações, incêndios florestais entre outros desastres.

“Estamos cada vez mais reunindo esforços para aprimorar nossos conhecimentos técnicos e procedimentos operacionais para ter garantida a qualidade esperada dos serviços que prestamos à Sociedade. A Força-Tarefa é a iniciativa desenvolvida pela Corporação para melhorar sua atuação em situações extremas, como as que na história recente assolaram nosso Estado”, explica o Subcomandante-Geral do CBMSC e Comandante da Força-Tarefa, Coronel BM Gladimir Murer.

As equipes da Força-Tarefa são preparadas para atuar de forma individual ou integrada em reforço às guarnições de regiões assoladas pelos eventos adversos, estas responsáveis pelo primeiro atendimento de vítimas.  Aproximadamente 100 Bombeiros Militares do grupo especializado serão mobilizados neste exercício de certificação. Cada equipe, composta por pelo menos 12 militares, trará para a região caminhonetes 4x4, botes infláveis, equipamentos de intervenção em áreas deslizadas, entre outros materiais de apoio (alimentação e outros).

Exercícios de Certificação

Em pelo menos duas oportunidades por ano as equipes passam por avaliações que têm por objetivo aperfeiçoar a construção do Programa de Resposta a Desastres da corporação, aferindo a capacitação dos recursos humanos e a estrutura de recursos materiais, e permitir a integração entre as diversas equipes operacionais existentes no Estado. Desde sua criação, a Força-Tarefa já foi submetida a quatro grandes simulações:

- Blumenau/2011: Certificação de Mobilização do grupo recém-criado

- Lages/2012: Certificação em Combate a Incêndio Florestal

- Tubarão/2012: Certificação em Salvamento em Enchentes e Águas Correntes

- Rio do Sul/2012: Certificação em Enchentes e Inundações

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários