Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Udesc divulga nota sobre desocupação do Prédio da Reitoria

Publicado em 18/11/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


A Universidade do Estado de Santa Catarina divulgou uma nota a respeito da desocupação do Prédio da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, nesta sexta-feira, 18. O prédio estava ocupado por um grupo de estudantes que permaneceu no local há quase um mês em protesto contra a PEC 241/55 e a reforma do ensino médio.

A gestão da universidade informou que:

- A Administração Central da Udesc sempre apoiou e apoiará qualquer manifestação de caráter pacífico em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Antes do início do movimento, assinou, publicamente, uma nota contrária à PEC 241/55, juntamente com outras dezenas de instituições de ensino superior públicas estaduais e municipais, ligadas à Abruem. Ressalta que, em nenhum momento – antes da ocupação –, foi procurada pelo grupo de manifestantes para dialogar sobre a PEC e que foi surpreendida com a invasão da Reitoria e da Rádio Udesc FM Florianópolis.

- Destaca que, na Udesc, a manifestação do grupo não ocorreu de forma organizada e pacífica, conforme considerado pelo juiz Laudenir Fernando Petroncini e pelo desembargador Eduardo Mattos Gallo Júnior, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), nas suas decisões de reintegração de posse do prédio (1 e 2), e informado também em notas oficiais emitidas pela universidade.

- O ingresso da Polícia Militar na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, foi necessário para manter a ordem e garantir o funcionamento dos trabalhos na Reitoria, que supervisiona as atividades administrativas que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão em 12 unidades distribuídas em nove cidades do Estado, bem como de 30 polos de educação a distância, o que envolve o atendimento direto de mais de 15 mil alunos, cerca de 1,2 mil docentes e 850 técnicos universitários.

- A intervenção policial só ocorreu depois de os manifestantes não respeitarem três decisões judiciais para saída pacífica do prédio e nem a solicitação da Reitoria, que buscou o diálogo exaustivamente durante a ocupação e deu o prazo de 24 horas – em 10 de novembro – para que ocorresse a desocupação pacífica, e após esgotadas todas as tentativas de diálogo com os ocupantes, desde o primeiro dia do movimento, no intuito de evitar conflitos e constrangimentos com servidores.

- Além das sanções previstas nas ações judiciais, a universidade pretende instaurar os devidos processos disciplinares a todos os envolvidos na ocupação que forem identificados, conforme prevê o Regimento Geral da Udesc, que incluem advertência, repreensão, suspensão e expulsão da instituição.

- A Administração Central é solidária com os alunos e servidores da universidade, especialmente aos que atuam na Reitoria e no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e enfrentaram dias difíceis, com inúmeros transtornos, por conta da ocupação no prédio.

- Informa ainda que, caso aconteça outra manifestação que seja não pacífica e prejudique a universidade, a atual gestão da Udesc, que estará à frente da instituição até abril de 2020, recorrerá imediatamente às instâncias competentes para manter a ordem.

- Agradecemos o apoio recebido da grande maioria da comunidade acadêmica nesses dias difíceis, e, com isso, temos a certeza de que saímos ainda mais fortalecidos para seguir com nosso trabalho.

A Udesc reafirma seu compromisso de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade a todos os catarinenses e aos que escolheram a instituição para estudar, além de manter um ambiente adequado de trabalho a todos os servidores da instituição.

Por fim, entendemos que estamos cumprindo nossa missão. Na última avaliação institucional externa, realizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), por exemplo, a Udesc atingiu um conceito elevado. Em uma escala de 1 a 5, o relatório final atribui 4,72 (excelente) como média geral para a instituição, o que reforça a qualidade e a credibilidade das pessoas que fazem parte da Universidade dos Catarinenses.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc

Comentários