Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Florianópolis e Joinville estão entre as cinco cidades mais empreendedoras do país

Publicado em 18/11/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: divulgação internet

Foto: divulgação internet

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado nesta quinta-feira, 17, pela Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade do país para abrir um negócio. Assim como em 2015, a capital catarinense segue vice-líder, atrás somente de São Paulo. Já Joinville saltou da nona colocação para quarta.

“Apesar da crise, o número de empresas vem crescendo nos dois municípios. Em Florianópolis, somente até setembro deste ano, abriram 7.530 negócios, 4,6% a mais que no mesmo período em 2015. Em Joinville, o crescimento foi ainda maior, mais de 12% de 2015 para 2016”, ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O estudo é realizado há três anos, analisou 32 cidades que, no total, representam 40% do Produto Interno Bruno (PIB) nacional. Foram avaliados sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Outra cidade catarinense que teve destaque no ranking é Blumenau, que subiu sete posições, e hoje está em 13ª na pesquisa. Uma das iniciativas do município para fomentar o empreendedorismo foi a criação da Praça do Empreendedor, projeto pioneiro no Estado, que concentra serviços municipais e estaduais facilitando os trâmites burocráticos para a abertura e fechamento de empresas.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Comentários