Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dois brasileiros vão disputar o título mundial no HD World Junior neste sábado em Florianópolis

Publicado em 02/11/2013 Editoria: Esporte Comente!


Gabriel Medina. Créditos: Daniel Smorigo/ASP

Gabriel Medina. Créditos: Daniel Smorigo/ASP

Gabriel Medina e Michael Rodrigues foram os únicos que passaram para o último dia do evento apresentado pela Devassa que define os campeões mundiais da categoria Pro Junior da ASP na Praia da Joaquina

Serão conhecidos neste sábado os novos campeões mundiais da ASP na categoria dos surfistas com até 20 anos de idade e dois brasileiros vão disputar o título masculino no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa em Florianópolis. O paulista Gabriel Medina e o cearense Michael Rodrigues foram os únicos brasileiros que se classificaram para o último dia na Praia da Joaquina. Com a previsão de vento sul forte a partir de domingo, a comissão técnica escolheu antecipar as finais do evento, mesmo tendo prazo para ser encerrado até terça-feira na Ilha de Santa Catarina.

O sábado decisivo será iniciado às 8h00 com as quartas de final femininas, sem nenhuma surfista da América do Sul entre as concorrentes ao título. Já no masculino, o ainda recordista absoluto do HD World Junior Championship, Michael Rodrigues, vai disputar a primeira vaga para as semifinais com o australiano Matt Banting. E Gabriel Medina enfrenta o sul-africano Slade Prestwich na chave de baixo, com a possibilidade de acontecer até uma decisão verde-amarela na Praia da Joaquina, entre os dois surfistas que encabeçam a lista de recordes do campeonato. Outro paulista poderia reforçar a participação brasileira, mas perdeu o último duelo da sexta-feira de ondas de 3-5 pés na Praia da Joaquina para o japonês Hiroto Ohhara.

O primeiro a confirmar o Brasil no sábado decisivo foi o cearense Michael Rodrigues, que vem fazendo grandes apresentações desde a sua vitória na triagem realizada no sábado passado e que definiu os três últimos participantes do HD World Junior Championship. O cearense totalizou imbatíveis 18,07 pontos de 20 possíveis na vitória sobre o francês Tom Cloarec na repescagem disputada na quarta-feira e no dia seguinte aumentou a maior nota do evento de 9,57 para 9,63. Na sexta-feira, ganhou o duelo sul-americano com o peruano Juninho Urcia, que terminou em nono lugar com 1.550 dólares de prêmio e 5.200 pontos.

"Passei mais uma, mas nessa cometi alguns erros. Está ficando cada vez mais difícil, mas é isso ai, tenho que analisar os erros e corrigi-los pra poder chegar ao topo neste evento", disse Michael Rodrigues. "A onda hoje (sexta-feira) ficou com um balanço diferente. Ela vem com força, mas engorda e minha prancha swallow 5´7 ficou meio soltinha. Então, acho que vou voltar a usar a que ganhei a triagem e tomara que funcione como no sábado passado".

Já o paulista Gabriel Medina, depois de vencer o duelo mais eletrizante do HD World Junior Championship com uma nota 9,57 no minuto final contra o atual campeão australiano Pro Junior, Jake Sylvester, despachou o norte-americano Kanoa Igarashi nas oitavas de final por 16,00 a 12,20 pontos, somando duas notas 8 das suas melhores apresentações na bateria. Único top do WCT no evento, ele é o grande favorito ao título em Florianópolis e seu primeiro adversário no sábado será o sul-africano Slade Prestwich, que derrotou outro americano no confronto seguinte, Cam Richards.

"Tive duas baterias bem difíceis hoje (sexta-feira) e estou feliz que passei para o último dia e continuo na busca por este título que ainda não tenho", falou Gabriel Medina. "Contra o australiano (Jake Sylvester), só consegui vencer na onda que surfei no último minuto e o Kanoa (Igarashi) também mostrou ser um grande surfista. Só que contra ele, eu consegui achar boas ondas para vencer a bateria e estou feliz por ter avançado para as quartas de final".

Entre os estrangeiros que disputaram as oitavas de final que fecharam a sexta-feira na Praia da Joaquina, o melhor foi o australiano Matt Banting. Ele derrotou o japonês Reo Inaba na primeira bateria por 15,93 pontos, marca que só foi superada pelos exatos 16 pontos de Gabriel Medina. O fenômeno do surfe brasileiro também tinha feito o maior placar da terceira fase, aliás, ele e Jake Sylvester registraram a segunda e terceira maiores pontuações de todo o campeonato, 17,40 e 17,34, respectivamente, no primeiro confronto do dia.

"Estou tentando surfar as baterias conscientemente, buscando melhorar toda vez que entro no mar e ganhar experiência em cada bateria", disse Matt Banting. "Tenho andado bastante com o Andrew King, ele é uma lenda e uma inspiração para todos nós. Ele costumava me pegar em casa pra ir surfar e é uma referência pra mim. Amanhã será o grande dia, três baterias apenas para o título e estou ansioso, mas preciso manter a concentração para atingir o primeiro objetivo, que é chegar na final".

Já a grande surpresa da sexta-feira foi a derrota de Jessé Mendes para Hiroto Ohhara, que coroou a ótima participação do Japão no HD World Junior Championship com a classificação para as quartas de final. Ele vai disputar a última vaga para as semifinais com o taitiano Vehiatua Prunier, que tirou o último havaiano da competição, Joshua Moniz. O time japonês foi o único que conseguiu classificar todos os seus seis componentes para a terceira fase e Hiroto Ohhara já comemora a melhor colocação de um surfista do seu país na história do Mundial Pro Junior da ASP.

"Estou muito contente por ter passado para o último dia", vibrou Hiroto Ohhara. "Eu já conhecia o Jessé (Mendes), que é um bom surfista, mas foquei no meu melhor desempenho e deu tudo certo pra mim. Peguei boas ondas e acho que está até fácil de achar boas ondas para tirar notas mais altas. Agora vou dar tudo de mim para tentar passar mais duas baterias para alcançar a final e sei que tenho condições para isso". 

O HD World Junior Championship 2013 é apresentado pela Devassa e distribui uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.

O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner na capa do www.aspsouthamerica.com e a galeria de fotos pelo www.facebook.com/aspsouthamerica 

› FONTE: Assessoria de Imprensa da ASP South America

Comentários