Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estudante de 21 anos de SC desenvolve mão robótica acionada por webcam

Publicado em 01/11/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: ND online

foto: ND online

O estudante da sexta fase de Sistemas Eletrônicos do Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Kevin Guimarães foi o segundo colocado em um concurso promovido pela Intel.

A premiação foi na terça da semana passada (22), em São Paulo. O primeiro colocado foi Alexandre Ribeiro, com um aplicativo de jogo que simula a brincadeira de soltar pipa.

O Intel Perceptual Challenge Brasil buscava ideias de interação e interatividade com a nova câmera da Intel, a Perceptual. A empresa abriu inscrições e, de um total de 103 inscritos, 30 participantes foram selecionados para receber a câmera e desenvolver seus projetos em pouco mais de 30 dias. Além de ser o único estudante selecionado, Kevin foi também o único a criar um projeto voltado a outro tipo de uso que não só games.

“A maioria dos participantes representavam empresas, e fizeram aplicativos para uso em videogames. Fiz a mão porque tenho o sonho de construir um drone completo, e achei que era um bom começo”.

Com apenas 21 anos, a habilidade do estudante impressiona. Ele já desenvolveu, dentro do seu projeto de pesquisa no IFSC, um braço que se move com os sensores do Kinect. Com os aperfeiçoamentos necessários, os produtos desenvolvidos por Kevin podem ser usados na Medicina, indústria (para evitar manuseio de equipamentos perigosos por seres humanos, por exemplo) e segurança do trabalho.

“A biblioteca (códigos que detectam a mão) ainda não foi lançada, já que a câmera também ainda não está no mercado. Mas, assim que for divulgada, vou poder aperfeiçoar e fazer também os movimentos das costas da mão”, explica Kevin.

Sobre o evento, o estudante conta que foi uma experiência única.  “Subi no palco principal para apresentar a mão robótica junto com o chefão internacional da Intel (Betton Morris). Havia mais de 500 pessoas assistindo. E durante o evento de premiação fui procurado por empresas, escolas de robótica querendo que eu desse cursos, além de estudantes. Foi muito bom e rendeu muitos contatos. Já fizeram até oferta em dinheiro pelo meu código”, lembra.

Como prêmio, Kevin recebeu um notebook e um celular, lançamentos da Intel, e participará das ações de marketing da companhia relacionadas à tecnologia.

 

 

› FONTE: Imprensa IFSC

Comentários