Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palhoça tem programação especial para Semana Internacional em Combate à Violência Contra Mulher

Publicado em 17/11/2016 Editoria: Palhoça Comente!


As atividades reúnem capacitação sobre violência doméstica, roda de conversa e exposição de trabalhos sociais

Ações pretendem sensibilizar os moradores de Palhoça sobre o combate a violência contra a mulher entre os dias 23 e 25 de novembro. A programação faz parte da "Semana Internacional de combate à violência contra a mulher" e deve ocorrer em três pontos distintos do município.  As atividades foram estruturadas pela Prefeitura por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).

Na quarta-feira (23), a partir das 13h30, no Centro de Convivência do Idoso no Caminho Novo a professora doutorada da UFSC, Luciana Zucco, vai ministrar uma capacitação sobre o combate ao ciclo da violência doméstica para técnicos dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Na quinta (24) ocorre uma roda de conversa com mulheres no Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, no Brejarú. A atividade é aberta a moradores do bairro e região. O evento começa às 13h30.

No dia 25 – considerado o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher - a Praça Sete de Setembro recebe Ong´s, exposição de trabalhos da Associação Profissional Amigos da Arte, apresentações de Dança, atividades com a CDL Mulher e a Faculdade Municipal de Palhoça.

O objetivo das ações é chamar atenção para o problema, disponibilizando informações atualizadas da necessidade de combater essa violência, proteger as mulheres de novas agressões, com garantia de direito a vida, segurança e a liberdade.

História

O dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Isso por que em 1960, nesse dia, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como "Las Mariposas", foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente a ditadura e pagaram com a própria vida. Os corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país, no entanto, pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

› FONTE: Comunicação Prefeitura de Palhoça

Comentários