Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana MOVE Brasil reúne mais de 4 mil atividades esportivas gratuitas, em todo Brasil, entre 19 e 27 de novembro

Publicado em 16/11/2016 Editoria: Esporte Comente!


Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Semana passa a integrar o calendário esportivo nacional como evento anual regular a partir de 2017 e, já nesta edição, ganha a adesão de mais oito países da América Latina

A Campanha MOVE Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por consequência, reduzir o sedentarismo – a mais recente pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos estão nessa condição –, chega à sua reta final com a realização do principal evento em âmbito nacional: a Semana MOVE.

Entre os dias 19 e 27 de novembro, o Sesc e as demais instituições e parceiros Movedores colocarão à disposição da população mais de 4 mil atividades físico-esportivas gratuitas, abrangendo todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em espaços públicos e Unidades do Sesc. A programação prevê aulas abertas, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional.

Em Santa Catarina, a programação será desenvolvida em 28 unidades. Entre as atividades propostas estão aulões de ginástica, aulas abertas na iniciação esportiva, o desafio Km Move nas Academias Sesc, festival de mini-esportes para pais e filhos e a grande ação Arena Caravana Move Brasil em Florianópolis. A Arena contará com a Unidade Móvel Caravana Move Brasil, um caminhão que há dois anos promove o esporte educacional e a prática de atividade física por todo o estado, e a ação está aberta para agendamento de visitas de escolas e grupos. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada em sesc-sc.com.br.         

A boa notícia é que mesmo com o encerramento da Campanha, a Semana MOVE será mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional. Desta maneira, os movedores se comprometem a continuar trabalhando para evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam, incluindo-as em seu cotidiano.

MUÉVELA

Outra novidade importante é que, a partir desta edição, a Semana MOVE cruzará as fronteiras e passará a ser também um projeto latino-americano, com ações realizadas simultaneamente na Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela que, traduzida para o espanhol, será a Semana MUÉVELA (MOVE América Latina). A iniciativa caminha junto ao conceito europeu de semana anual de promoção de Esporte e Atividade Física, que tem apresentado resultados de sucesso, crescimento e impacto positivo na sociedade europeia, promovida pela ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura). A Semana MUÉVELA contará com a participação de organizações e atuais membros da ISCA, assim como entidades latino-americanas, organizações locais, ministérios e governos nacionais.

MOVE Brasil

É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte e a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha tem Movedores, nome dado a instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante a campanha, os Movedores realizaram ações conjuntas relacionadas ao esporte e às atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O MOVE Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

Mais informações nos sites: www.movebrasil.org.br e www.semanamuevela.com.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Sesc-SC

Comentários