Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho Federal de Medicina homenageia professor da Unisul

Publicado em 31/10/2013 Editoria: Geral Comente!


Professor doutor Nelson Grisard foi homenageado com a Comenda Fernando Figueira de Ensino Médico

Conselho Federal de Medicina (CFM) prestou homenagem a cinco médicos que se destacaram em suas trajetórias nas áreas de Responsabilidade Social, Artes e Literatura, Humanidades, Saúde Pública e Ensino, sempre relacionadas com o exercício da Medicina.

O professor da Unisul, doutor Nelson Grisard, recebeu a Comenda Fernando Figueira, de Ensino Médico, na solenidade do dia 24/10, durante o III Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, em Salvador.

A cerimônia marcou a entrega, pela primeira vez, das comendas Fernando Figueira, de Medicina e Ensino Médico, entregue ao professor da Unisul, de Mário Rigatto, de Medicina e Humanidades. 

Elas se juntam às comendas Zilda Arns Neumann, de Medicina e Responsabilidade Social; Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública; e Moacyr Scliar, de Medicina, Artes e Literatura. “A minha trajetória no ensino médico teve início quando ingressei como professor na UFSC, em 1962”, afirma Grisard.

O professor explica que o grande avanço de que participou, ajudou e estimulou foi o da consolidação do internato médico. “Não existia internato e nós criamos uma situação chamada Opcional com Clínica Médica, no sexto ano.

O estudante optava para os outros três semestres por Pediatria, Obstetrícia ou Cirurgia”, afirma. Ele comenta que depois isto evoluiu para que no sexto ano fossem obrigatórias as quatro disciplinas básicas: Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia e Obstetrícia. “Anos depois, evoluiu para um ano e meio e agora temos dois anos de internato médico com as quatro disciplinas citadas, mais Medicina Familiar e Comunitária”, ressalta. 

Foram destacados, além do professor do curso de Medicina Nelson Grisard, Wilson Oliveira Júnior, agraciado com a comenda Medicina e Humanidades; João Manoel Cardoso Martins, reconhecido em Medicina, Literatura e Artes; José Osmar Medina de Abreu Pestana, reconhecimento com a honraria de Medicina e Responsabilidade Social; e Ruy Laurenti, pela atuação no campo da Medicina e Saúde Pública. 

As homenagens ressaltam o desempenho ético, a competência técnica e o compromisso dos médicos com a sociedade e com a medicina. De acordo com o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, as comendas celebram trajetórias que dão o exemplo para as futuras gerações de médicos que enxergam no exercício ético da medicina um objetivo diário. 

 

 

 

› FONTE: Imprensa Unisul

Comentários