Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Meninas estreiam no HD World Junior Championship em Floripa

Publicado em 31/10/2013 Editoria: Esporte Comente!


A brasileira Carol Fernandes. Foto: Daniel Smorigo/ ASP

A brasileira Carol Fernandes. Foto: Daniel Smorigo/ ASP

A sul-africana Bianca Buitendag e a havaiana Mahina Maeda derrotaram quatro participantes da América do Sul com as melhores apresentações da categoria feminina na Praia da Joaquina

As meninas finalmente estrearam no HD World Junior Championship apresentado pela Devassa em Florianópolis. Elas têm chegado cedo na praia para a primeira chamada do dia desde domingo, quando começou o prazo do evento que decide os títulos mundiais da categoria Pro Junior da ASP, mas só competiram depois da repescagem masculina na quarta-feira de ondas difíceis de 3-5 pés na Praia da Joaquina. Os grandes destaques da primeira fase foram a sul-africana Bianca Buitendag e a havaiana Mahina Maeda, que venceram as duas baterias com participação dupla de surfistas da América do Sul. Mas, a brasileira Carol Fernandes e a argentina Lucia Cosoleto se classificaram em segundo lugar para a terceira fase.

"Eu procurei me concentrar e relaxar antes da bateria. Queria tirar o nervosismo do caminho (risos) porque as ondas estão um pouco traiçoeiras", disse Bianca Buitendag. "O vento ficou maral por um tempo e parece que melhorou um pouco o mar. Estou aqui faz uma semana e todos os dias a gente acorda cedo esperando pelas ondas. Ontem (terça-feira) à tarde estava bom e todas nós queríamos ter entrado na água, mas o dia foi só para os meninos. Hoje foi nossa vez e estou feliz por começar o campeonato com vitória. Eu adoro o Brasil. Me lembra de casa, as pessoas muitas vezes não têm tudo o que precisam, mas mesmo assim são felizes e eu amo esse lugar".

A sul-africana é a grande favorita ao título mundial no HD World Junior Championship. Ela estreou na elite do WCT nesta temporada e já está classificada para o ano que vem, mas veio para o Brasil para tentar realizar um sonho, que é ser campeã Pro Junior da ASP. Bianca chegou perto nos dois últimos anos, mas acabou perdendo o título. Na Praia da Joaquina, estreou totalizando 14,40 pontos contra a argentina Lucia Cosoleto e a peruana Miluska Tello.

Esta marca só foi superada pela havaiana Mahina Maeda, que no confronto seguinte atingiu 14,83 pontos para derrotar as duas únicas participantes do Brasil na disputa pelo título mundial Pro Junior em Florianópolis. Na briga pela segunda vaga direta para a terceira fase, a carioca Carol Fernandes levou a melhor sobre a catarinense Marina Rezende por 6,40 a 4,74 pontos. Diferente da categoria masculina, as duas primeiras colocadas de cada bateria se classificam para a terceira fase na rodada inicial feminina.

As outras que avançaram direto foram a norte-americana Frankie Harrer e a japonesa Reika Noro, que mandaram a atual campeã sul-americana Pro Junior da ASP, Melanie Giunta, para a repescagem na primeira bateria, as havaianas Tatiana Weston-Webb e Dax McGill, a neozelandesa Ella Williams, a francesa Johanne Defay, a australiana Stephanie Single e Chelsea Tuach, de Barbados. As que ficaram em último lugar nas baterias vão se enfrentar na repescagem para classificar mais quatro surfistas.

Na primeira batalha por duas vagas para a terceira fase, as peruanas Melanie Giunta e Miluska Tello, que decidiriam o título sul-americano Pro Junior da ASP South America em Lobitos, no Peru, enfrentam a japonesa Minato Takahashi. E na outra, a catarinense Marina Rezende pega a sul-africana Emma Smith e a espanhola Leticia Canalles Bilbao. 

O HD World Junior Championship 2013 é apresentado pela Devassa e distribui uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.


O evento está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner na capa do http://www.aspsouthamerica.com e a galeria de fotos pelo http://www.facebook.com/aspsouthamerica

 

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa da ASP South America

Comentários