Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Campo Futuro gera dados sobre custos da produção de suínos e aves em SC

Publicado em 09/11/2016 Editoria: Economia Comente!


Para aliar a capacitação do produtor rural à geração de informação com o objetivo de administrar riscos de preços, de custos e de produção nas propriedades rurais de suínos e aves, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu nesta semana em Chapecó o projeto Campo Futuro.

Reuniram-se produtores e técnicos conhecedores da realidade local para debater e elaborar uma planilha com dados de custos da produção de suínos e aves em Santa Catarina. A iniciativa é promovida na esfera nacional pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os trabalhos foram executados pelos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Camila Ortelan e Marcos Iguma e pelos assessores técnicos da CNA Victor Miguel Ayres e Juliano Hoffmann. Acompanharam os painéis o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi e o supervisor do Senar/SC na região oeste, Helder José Barbosa.

A geração de informações consiste na elaboração de indicadores de conjuntura e de desempenho. "Esses indicadores têm como base o levantamento de dados - chamados de painéis - realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. Depois, é feito o acompanhamento mensal dos preços dos insumos e dos custos de produção nessas localidades", explicou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo.

O assessor técnico da Comissão de Aves e Suínos da CNA, Victor Miguel Ayres, explicou que a aproximação com a realidade do campo ajuda na proposição de políticas públicas em defesa dos produtores rurais. "Além disso, com esse diagnóstico, o Senar consegue ser mais assertivo nos cursos, compreendendo qual o nível tecnológico de toda a produção agropecuária do País e qual a capacidade de gestão nas propriedades. O produtor também passa a compreender custos que ele não sabia que impactavam sua atividade econômica. É um instrumento para conhecer melhor como está a produção".

A capacitação dos produtores rurais é realizada por instrutores do Senar. Os produtores aprendem, de forma prática, a elaborar o orçamento e o custo de produção da sua propriedade, além de utilizar instrumentos para o gerenciamento de riscos de preços, como derivativos agropecuários ou de produção e o seguro rural.

Conforme destacou o superintendente Zanluchi, o Campo Futuro disponibilizará informações estratégicas para facilitar a tomada de decisões do produtor rural, mediante o acesso a um completo banco de dados do setor agropecuário, com a evolução sistemática dos custos de produção e da rentabilidade das principais atividades agrícolas e pecuárias e da publicação Ativos do Campo.

O avicultor Adilson Matielo é produtor de frangos no município de Seara, é Integrado da JBS há 8 anos e participa da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADEC) no Estado. Para o produtor, o Campo Futuro oportunizará um conhecimento aprofundado sobre os custos da produção em cada região. "As informações levantadas no painel servirão de subsídio para que possamos negociar nossos preços com as agroindústrias. No final do ano discutiremos com a JBS o reajuste para 2017 e essas planilhas servirão de base para que possamos argumentar e demonstrar nossos reais custos, oportunizando assim uma valorização ao produtor rural", finalizou.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários